Como funcionam os menus do módulo de Gestão de Cobranças no SAJ Procuradorias?

Versão do sistema: 6
Publicado em: 30/06/2022  

 

O módulo de Gestão de Cobranças do SAJ Procuradorias traz uma nova visão de trabalho para a procuradoria. Neste artigo, você conhecerá os novos menus e seu contexto de negócio que facilita a compreensão dos status das CDAs existentes. 

Ao acessar o módulo de Gestão de Cobranças, você encontrará a CID (Central de Inteligência de Dívida), localizada ao lado esquerdo o Menu de navegação composto por itens configurados para orientar a sua consulta do estoque de CDAs. O menu é composto pelos seguintes itens: 

  • A Recuperar 
  • Em Recuperação 
  • Parceladas 
  • Suspensas 
  • Inconsistência 

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Saiba mais sobre cada um destes itens:

1. A Recuperar: Onde são encontradas as CDAS ativas, ou seja, aptas para serem cobradas, com valor monetário atualizado maior que zero, sem parcelamento ativo, que não possuem cobrança ativa (ajuizamento e protesto), que não possuem inconsistências que impossibilitem o ajuizamento e o protesto e que não estejam prescritas. 

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Observação

Se existir alguma inconsistência que impeça o protesto, mas que seja possível o ajuizamento, o módulo de gestão de cobranças vai mostrar a CDA no menu “A Recuperar” e também no menu Inconsistentes”. Mas se a inconsistência também impedir o ajuizamento, a CDA será apresentada somente no menu Inconsistentes”.

 

2. Em Recuperação: Contém CDAs ativas, que possuem cobrança de protesto ou ajuizamento ativo, sem parcelamento ativo, com ou sem inconsistências, e que não estejam prescritas. Ou seja, dívidas ativas onde foi iniciada alguma tentativa de recuperação. 

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3. Parceladas: Contém CDAs o qual o devedor fez parcelamento e encontra-se ativo, podendo ter cobrança judicial (ajuizamento) ou extrajudicial (protesto). Vale lembrar que a situação da CDA pode ser ativa ou suspensa e que pode ter inconsistência. As CDAs que já estão prescritas não serão exibidas. 

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Atenção

Toda e qualquer alteração de situação da CDA, como: inclusão de parcelamento, quitação, suspensão, devem ser informadas por meio da integração com a Secretaria da Fazenda.

 

4. Suspensas: Contém as CDAs com a situação suspensa e não possuem parcelamento ativo, com ou sem cobrança ativa, com ou sem inconsistências. Ou seja, são todas as dívidas com situação suspensa por motivo distinto de parcelamento. 

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5. Inconsistentes: Contém as CDAs que não estão extintas ou prescritas que possuem alguma inconsistência. São as dívidas que por algum motivo no momento da integração/carga ou cobrança, apresentaram alguma incoerência no cadastro, por exemplo: CEP incorreto, CPF inválido, endereço incompleto etc.

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Saiba mais

Caso queira mais sobre o módulo Gestão de Cobranças, acesse o artigo:

Como acesso o módulo de Gestão de Cobranças no SAJ Procuradorias?

Pronto! Você conheceu melhor os menus do módulo de Gestão de Cobranças! Com isso você pode definir melhor sua metodologia de trabalho de forma mais simples e eficiente!  

 

Créditos - Equipe SAJ Procuradorias
Autoria e validação: Douglas Oliveira Luciano 
Adequação e revisão: Mônica Guarezi Rodrigues

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