Como realizar um peticionamento com documento anexo no SAJ MP SG?

Cliente: MPSP
Versão: 6 | Publicado em: 22/06/2022

 

O peticionamento com documentos em anexo é mais uma das funcionalidades do SAJ MP. Ao mesmo tempo que você elabora o seu documento, já pode inserir os arquivos em anexo que embasam o seu peticionamento através de um único acesso, ocasionando maior agilidade e praticidade no momento da elaboração das petições. 

Saiba como realizar essa funcionalidade no SAJ, no decorrer deste artigo.

1. No Painel de Tarefas, em “A Fazer”, estão todas as tarefas pendentes de análise e manifestação/ciência. Selecione a tarefa analisada e clique no ícone “Elaborar(1).

01_botao_elaorar.png

 

2. O sistema abrirá uma nova aba à direita da tela, solicitando que seja escolhido um modelo ou um arquivo no formado PDF (1). Na mesma tela, mais à direita, está a funcionalidade de anexar documentos (2). 

02_selecionar_arquivo.png

 

3. Após selecionar a petição a ser enviada, seja por modelo cadastrado no SAJ MP ou por um arquivo PDF importado do seu computador, é a hora de anexar os outros documentos importantes, como, por exemplo, as provas processuais. Para isso, selecione o ícone Anexos (1).  

03_anexos.png

 

4. Feito isso, abrirá uma aba chamada Anexos (1) mais à direita, clique na opção “Selecionar arquivos(2). 

04_selecionar_documento.png

 

5. O arquivo a ser anexado pode ser selecionado do seu computador (1) ou dos Autos do MP. Caso seja do seu computador, também pode adotar a opção de selecionar o arquivo, arrastar e soltar na aba anexos. Para selecionar dos Autos do MP, clique na opção da “Pasta digital(2).

05_selecionando_documento_do_computqdor.png

 

6. Selecionado o arquivo dos Autos do MP, o sistema disponibilizará os documentos existentes nos autos. Selecione um ou mais documentos que deseja anexar marcando o check-box” (1), em seguida clique na opção Confirmar (2).  

06_confirmar_selecao_documento.png

 

7. Para visualizar o documento antes de selecioná-lo, clique no nome do arquivo (1), então se abrirá uma nova aba, à esquerda do editor (2), para fechar o documento após tê-lo visto, clique no ícone blobid0.png (3).

07_visualizar_documento.png

 

8. Caso o documento não esteja nos Autos do MP e você queira anexá-lo direto do seu computador, siga o passo informado no item 5 deste artigo, clicando em “Do computador” , fazendo com que abra uma nova janela, onde você poderá localizar o documento. Clique sobre o arquivo (1) e, em seguida, no botão “Abrir” (2). 

08_abrir_documento.png

 

9. Após ter selecionado o documento a ser anexado, você visualizará o mesmo à direita do editor do SAJ MP (1). Para conferir o documento, siga o passo a passo descrito no item 7 deste artigo. Para excluir, clique no ícone da lixeira (2). Caso o documento esteja correto, indique o tipo de documento (3). 

09_excluir_documento.png

 

10. Agora que você já selecionou o modelo de documento que será peticionado, bem como já anexou o documento que será encaminhado em anexo, é necessário verificar se as “Propriedades” (1) estão preenchidas corretamente, de acordo com as informações do modelo utilizado. Os campos que possuem o asterisco (*) são de preenchimento obrigatório (2). 

10_propriedades.png

 

11. Caso o Promotor/Procurador de Justiça queira peticionar, deve certificar-se de que os campos “Promotor responsável” e “Selecione um certificado digital(1) estão preenchidos. Caso estejam preenchidos, o botão “Peticionar” ficará habilitado (2), então é só clicar e aguardar o envio da peça ao Poder Judiciário. 

11_peticionar.png

Pronto! Você aprendeu como realizar um peticionamento com documento anexo. Este procedimento pode ser útil na sua rotina de trabalho, podendo poupar tempo e gerar aumento na produtividade. 

 

Créditos - Equipe SAJ Ministérios Públicos
Autoria: José Felipe Freitas Cordeiro de Miranda 
Revisão: Mércia Henrique Rodrigues Santos
Validação: José Fernando dos Santos
Adequação e revisão: Monica Guarezi Rodrigues 
Esse artigo foi útil?

Esta plataforma não é destinada à solicitação de suporte ou a informações sobre andamento de processos.
Solicitações de suporte devem ser encaminhadas à Softplan por meio dos canais oficiais.
Informações sobre andamento de processos devem ser encaminhadas a instituição ou responsáveis.