Como acessar o SAJ/PG por meio da autenticação SSO da Plataforma Digital do Poder Judiciário Brasileiro (PDPJ-BR)?

Clientes: TJAC | TJAL | TJAM | TJCE | TJMS | TJSP 
Versão: 21.1.0.37 | Publicado em: 10/06/2022

 

De acordo com a portaria Nº 253 de 18/11/2020, que institui os critérios e diretrizes técnicas para o processo de desenvolvimento de módulos e serviços na Plataforma Digital do Poder Judiciário Brasileiro – PDPJ BR, será necessário adequar os sistemas SAJ para autenticação na plataforma da PDPJ-BR:

“Art. 11. O acesso aos microsserviços deverá ser protegido com mecanismos de autenticação e autorização baseado em OAuth2 a ser provido pelo serviço de Single Sign-On (SSO) da PDPJ-BR permitindo a interligação às diversas bases de usuários de diferentes sistemas de processo eletrônico e utilizando conceito de federação de bases pela implementação de provedores de acesso customizados.

...

2º Os demais sistemas processuais deverão desenvolver seus próprios provedores de acesso, para integração ao serviço unificado de autenticação (SSO).”

 

Observação

A Plataforma Digital do Poder Judiciário Brasileiro (PDPJ-BR) é composta por um conjunto de aplicações e micro serviços mantidos de forma colaborativa por diferentes órgãos e instituições, e que deve funcionar de forma harmônica com o objetivo de padronizar o acesso ao trâmite processual, a troca de dados, a interação entre os diversos sistemas, favorecendo a centralização de acesso por todos. Fonte: https://atos.cnj.jus.br/atos/detalhar/3582

 

A partir da versão 21.1.0.37, os sistemas SAJ foram alterados para que, passem a integrar com a Plataforma Digital do Poder Judiciário Brasileiro – PDPJ-BR, para utilização do serviço unificado de autenticação (SSO).

Para que os sistemas SAJ (SAJ/PG5ADM, SAJ/PG5, SAJ/PRO e SAJ/SGC) passem a integrar a Plataforma Digital do Poder Judiciário Brasileiro – PDPJ-BR é necessário que estejam configurados para realizar a integração e, desta forma, realizar o login utilizando a autenticação SSO da PDPJ-BR. Neste material veremos como realizar o login utilizando esta forma de autenticação.

1. Acesse o SAJ/PG5, na tela de login informe seu Usuário SAJ com credenciais na PDPJ, digite a senha cadastrada no Tribunal e a lotação, em seguida clique em Entrar.

01_login.jpg

 

2. Pronto! Assim, você acessou o sistema SAJ/PG5 através da autenticação SSO da PDPJ.

PG_02.jpg

Agora você já sabe como realizar o login através da autenticação SSO da PDPJ. O mesmo procedimento pode ser considerado para os demais sistemas SAJ (SAJ/PG5ADM, SAJ/PG5, SAJ/PRO e SAJ/SGC).

 

Créditos - Equipe SAJ Tribunais
Autoria e validação: Janayna Viese Moura
Adequação e revisão: Mônica Guarezi Rodrigues
Esse artigo foi útil?

Esta plataforma não é destinada à solicitação de suporte ou a informações sobre andamento de processos.
Solicitações de suporte devem ser encaminhadas à Softplan por meio dos canais oficiais.
Informações sobre andamento de processos devem ser encaminhadas a instituição ou responsáveis.