Como habilitar a inserção de data de prescrição de prazos no SAJ MP ADM?

Clientes: MPAC| MPAL| MPAM| MPMS| MPCE| MPSC
Versão: 5.0.18-0 | Publicado em: 02/05/2022


Ao realizar a criação de um procedimento no SAJ MP, por muitas vezes se faz necessário inserir a data de prescrição do evento relatado, para que assim seja possível controlar o prazo prescricional, que muitas vezes é diferente do prazo do procedimento criado.

O prazo de prescrição, porém, é uma funcionalidade que depende de configuração no SAJ MP ADM por parte da equipe de suporte, e este artigo tem como objetivo descrever os procedimentos necessários para essa liberação. Confira.

1. No SAJ MP ADM, acesse o menu Parâmetros.
1HPP1.png

 

2. Na tela de Configuração de Parâmetros, clique no campo Código (1), informe o valor 51577, e aperte a tecla TAB para que o sistema busque pelo parâmetro do prazo de prescrição.

Uma vez que ele seja localizado, clique no campo Valor (2) (que provavelmente estará preenchido com a letra N) e digite a letra S, para alterar a situação do parâmetro. Em seguida, clique em Salvar (3), no canto inferior esquerdo da tela, para confirmar a alteração.

1HPP2.png

 

3. Uma vez liberado o parâmetro, é preciso liberar, também, o acesso dos usuários à aba de Prescrição nos Cadastros. Para isso, ainda no SAJ MP ADM, acesse o menu Perfil de usuários (1) e clique na opção Cadastro (2).

1HPP3.png

 

4. Na tela Cadastro de Perfil de Usuário, clique na lupa (1) disponível ao lado do campo perfil para exibir a lista de opções disponíveis.

5. Selecione, na janela Consulta Perfis de Usuário (2), o perfil (3) a que deseja fornecer o acesso e, em seguida, clique em Selecionar (4), no canto inferior esquerdo da tela.

1HPP4.png

 

6. De volta à tela de Cadastro de Perfis de Usuário, já com o perfil desejado selecionado, clique na aba Operações de Segurança (1) e, no campo Filtrar telas (2), busque por Procedimento.

1HPP5.png

 

7. Localize e clique sobre a opção Cadastros/Andamento (1) e, na sequência, faça o mesmo com a opção Cadastro – Procedimentos (2).

1HPP6.png

 

8. No lado direito da janela, é exibida a lista de operações disponíveis para a opção selecionada. Para habilitar a inserção de data de prescrição, localize e clique na operação 32 – Funcionalidade de controle de prazos e prescrição (1) e, por fim, clique em Salvar (2), no canto inferior esquerdo da tela.

1HPP7.png


Pronto! O parâmetro de prescrição de prazos foi habilitado no ADM e, a partir desse momento, o usuário já pode aplicar prazos de prescrição aos seus cadastros e, também, acompanhar/consultar os referidos prazos.

Dica

Acesse o artigo Como inserir data de prescrição em cadastros no SAJ MP? e veja quais os tipos de cadastro que permitem essa configuração, bem como os procedimentos para aplicar e acompanhar o prazo de prescrição nos procedimentos do Sistema SAJ MP.

 

Créditos - Equipe SAJ Ministérios Públicos
Autoria:
Carlos Rogério de Almeida Galdino e Leonardo Jove Gonçalves Constantino.
Validação:
Thais Ferreira Gomes
Adequação e revisão: Camila Letícia Inocente
Esse artigo foi útil?

Esta plataforma não é destinada à solicitação de suporte ou a informações sobre andamento de processos.
Solicitações de suporte devem ser encaminhadas à Softplan por meio dos canais oficiais.
Informações sobre andamento de processos devem ser encaminhadas a instituição ou responsáveis.