Como utilizar o Editor Simplificado do SAJ MP por meio do Gerenciador de Arquivos e do Fluxo de Trabalho?

Clientes: MPAC| MPAL| MPAM| MPMS| MPCE| MPSC | MPPA
Versão: 5.0.16-0.| Publicado em: 29/04/2022

 

O Editor de Documentos é a ferramenta utilizada na elaboração e edição de documentos de qualquer natureza dentro do SAJ MP. Semelhante a editores como o Word e Libre Office, dispõe de um espaço em branco para construção do texto, e diversas opções para salvar, editar ou fazer alterações no documento. É uma ferramenta bastante completa e, para que toda sua gama de recursos seja utilizada, faz-se necessária a abertura do Editor em uma aba apartada.

Porém, considerando a crescente necessidade de facilidade no acesso aos documentos para pequenos ajustes e finalizações, o SAJ MP disponibiliza, no Fluxo de Trabalho e no Gerenciador de Arquivos, uma versão compacta da ferramenta, chamada de Editor Simplificado, que oportuniza edições simples e rápidas em documentos em elaboração e/ou não finalizados, sem a necessidade de abertura do documento em aba apartada, como no Editor principal.

Confira, neste artigo, algumas instruções para acessar e utilizar o Editor simplificado, seja por meio do Gerenciador de Arquivos ou do Fluxo de Trabalho.

Observação

A disponibilidade do Editor simplificado depende de uma configuração realizada pelos administradores do sistema. Caso não tenha acesso, procure a equipe de suporte.


1. Acesso ao Editor simplificado por meio do Gerenciador de Arquivos:

1.1 Primeiramente, acesse seu Gerenciador de Arquivos e, nele, localize o documento a ser acessado e/ou editado.

Observação

Apenas documentos em elaboração (não finalizados) podem ser alterados por meio do Editor simplificado.

1EDSIMP1.png


1.2 Uma vez localizado o documento desejado, clique sobre ele com o botão direito do mouse e, no menu que será exibido, clique na opção Visualizar/Editar arquivo.

1EDSIMP2.png


Pronto! Neste momento o documento será exibido na parte inferior da tela, com algumas opções de edição (incluir e apagar texto, salvar, finalizar documento, recortar, copiar, colar, pincelar, desfazer, refazer, margem, estilo de texto, fonte, tamanho da fonte, negrito, itálico, sublinhado, alinhamentos, espaçamentos entre linhas e maximizar), e você já pode visualizá-lo de forma rápida e prática, e ainda aplicar alterações simples se necessário.

1EDSIMP3.png

 

2. Acesso ao Editor simplificado por meio do Fluxo de Trabalho:

1.2.1 Para editar documentos na janela de exibição de documentos no Fluxo de Trabalho, primeiramente, o documento a ser editado deverá ser localizado no subfluxo Documentos (Editor de Textos), devendo estar ainda em elaboração (não finalizado).

1EDSIMP4.png

Ao localizar o documento, clique sobre ele (1) com o botão direito do mouse para visualizar as opções do menu, feito isso, localize a opção Visualizar/Editar documentos (2) e clique na mesma com o botão esquerdo do mouse.

1EDSIMP5.png

Pronto! O documento será visualizado na parte inferior do Fluxo de Trabalho, apresentando opções simples de edição: incluir e apagar texto, salvar, finalizar documento, recortar, copiar, colar, pincelar, desfazer, refazer, margem, estilo de texto, fonte, tamanho da fonte, negrito, itálico, sublinhado, alinhamentos, espaçamentos entre linhas e maximizar.

1EDSIMP6.png

Observação

Confira agora, algumas observações sobre o uso do Editor simplificado, tanto no Gerenciador de Arquivos quanto no Fluxo de Trabalho:

  • No editor simplificado apenas de documentos poderão ser alterados, não sendo possível editar modelos, por exemplo.
  • O corretor ortográfico não está disponível.
  • Ao utilizar a opção de Visualizar/Editar Arquivo, o documento ficará alocado para o usuário em questão até que a visualização seja fechada ou alternada para outro documento.


Pronto! Agora você já sabe como utilizar o Editor simplificado, tanto no Gerenciador de Arquivos quanto no Fluxo de Trabalho. Aproveite a funcionalidade para ganhar agilidade em sua rotina.

Créditos - Equipe SAJ Ministérios Públicos
Autoria:
Mariana Lima Firmino e Leonardo Jove Gonçalves Constantino
Validação:
Thais Ferreira Gomes
Adequação e revisão: Camila Letícia Inocente
Esse artigo foi útil?

Esta plataforma não é destinada à solicitação de suporte ou a informações sobre andamento de processos.
Solicitações de suporte devem ser encaminhadas à Softplan por meio dos canais oficiais.
Informações sobre andamento de processos devem ser encaminhadas a instituição ou responsáveis.