Como realizar a vinculação automática do nome do escrivão na emissão de documentos no SAJ PG Tribunais?

Clientes: TJAC | TJAL | TJAM | TJCE | TJMS | TJSC | TJSP
Versão: 21.1.0-36  | Publicado  em: 21/03/2022

 

Esse documento visa orientar os servidores quanto aos procedimentos que devem ser realizados relativo à Emissão de Documentos quando não é vinculado o nome do Escrivão de forma automática durante o seu Expediente.

Observação

Expediente é o Menu que realiza a emissão de qualquer documento no SAJ. A partir deste Menu, você pode selecionar a Categoria, Modelo e grande parte das informações que constarão no documento a ser criado.

Acompanhe o passo a passo na prática.

1. Na tela inicial do SAJ clique no menu Expediente e, em seguida, no submenu Emissão de Documentos.

01_emisao_documento.png

 

2. O sistema carregará a tela para emissão do documento, selecione a Categoria e o Modelo do documento a ser emitido. Em seguida, digite o número do processo.

02_categoria_e_modelo_documento.png

 

3. Quando o cartório está de acordo com as configurações automáticas, ao selecionar o processo, o sistema irá validar as informações sem que você precise informar mais dados, permitindo já a edição do documento.

03_cartorio_de_acordo_com_configuracao_automatica.png

 

4. Quando o cartório não está de acordo com as configurações automáticas, ao selecionar o processo, o sistema apresentará a tela para selecionar o nome do Escrivão manualmente, e somente após o preenchimento de todos os dados, o sistema permitirá confirmar a emissão e editar o documento. Clique na Lupa ao lado, para visualizar a lista dos nomes.

04_inserir_nome_escrivao_manualmente.png

 

5. Clicando na lupa, o sistema apresentará uma lista com os nomes, selecione o nome do Escrivão desejado, para seguimento da expedição ao documento. Em seguida, clique no botão Selecionar.

05_slecionando_nome_escrivao.png

Observação

A seleção do escrivão de maneira manual ocorrerá somente quando não houver a configuração automática do nome do Escrivão.

 

6. A vinculação do Agente ao Cartório deve ser realizado no SAJ ADM. Ao acessar o sistema, clique no menu Usuários e no submenu Cadastro.

06_SAJ_ADM_menus.png

 

7. Informe o nome ou Matrícula do Escrivão, na aba “Lotações do Usuário”, selecione a lotação do usuário e clique em “Vincular agente ao Cartório” para verificar se o Período do Escrivão está em ABERTO para atuação do expediente no cartório.

07_lotacao_usuario.png

 

8. Ao clicar em Vincular agente ao cartório, o sistema abrirá a seleção de todos os servidores que atuaram como Escrivão no cartório. Para automatizar o preenchimento do nome do Escrivão na emissão dos documentos, apenas um nome deverá constar com o período em ABERTO.
Os demais servidores devem possuir o período de Término preenchido.
08_vinculando_escrivao.png
Após realizar o preenchimento da Data Término dos demais servidores e salvar, o sistema irá preencher o nome do Escrivão automaticamente. E assim, poderá confirmar o documento, editá-lo e finalizá-lo.

 

Créditos - Equipe SAJ Tribunais
Autoria: Aline Lima Cavalcante
Validação: Bianca Caroline Pires
Adequação e revisão: Mônica Guarezi Rodrigues
Esse artigo foi útil?

Esta plataforma não é destinada à solicitação de suporte ou a informações sobre andamento de processos.
Solicitações de suporte devem ser encaminhadas à Softplan por meio dos canais oficiais.
Informações sobre andamento de processos devem ser encaminhadas a instituição ou responsáveis.