Como editar o cadastro de um processo no SAJ MP?

Cliente: MPSP
Versão: 6 | Publicado em: 15/03/2022

 

No SAJ Ministérios Públicos você tem acesso à atividade de edição do cadastro, que tem a função de adequar e corrigir um cadastro que foi iniciado no sistema SAJ, caso este se refira a uma nova inicial cadastrada.  

É possível ainda, alterar ou incluir informações de cadastro de processos de origem no Tribunal de Justiça, quando do recebimento de intimações.  

Observação

Vale lembrar, que toda e qualquer informação incluída ou alterada no sistema SAJ, não impacta em qualquer ajuste nos dados do cadastro do Tribunal de Justiça. Para que isso ocorra, o judiciário deve ser provocado através de peticionamento.  

Assim, os dados editados ou incluídos na ferramenta “Edição do cadastro” no SAJ, ficarão disponíveis somente para os usuários da Promotoria/Procuradoria, para simples consulta.  

 

Seja para uma inicial cadastrada, seja para uma intimação recebida, é possível realizar a edição do cadastro através do botão de atividade “Editar Cadastro” localizado no botão “mais ações” de cada uma das tarefas do painel. Para exemplificar, utilizaremos o agrupamento de iniciais.  

Mas lembre-se, essa atividade pode ser realizada em qualquer tarefa do painel!  

1. No Painel de Tarefas, você tem acesso aos agrupamentos de Petições iniciais (1). 

01_peticoes_iniciais.PNG

 

2. Localize a petição inicial que necessita de correção, como a inserção de algum dado da parte ou do processo (ex: inserir uma competência processual diferente). Em seguida, clique no símbolo representado por três pontos (1) localizado na parte superior do agrupamento e selecione a opção de “Editar cadastro” (2). 

02_editar_cadastro.PNG

 

3. Ao selecionar a opção para a edição do cadastro, o sistema direciona para a tela de cadastro e, nesse momento, serão habilitados os campos que necessitam ser modificados e ou inseridos.  

03_campos_de_edicao_do_cadastro.PNG

 

4. Ao selecionar os campos que necessitam ser inseridos ou modificados, o sistema abre a tela de cadastro. Altere o que for necessário (1), clique em Confirmar (2) e, em seguida, Salvar edição (3).

04_editando_cadastro.PNGPronto!  Uma vez que uma alteração já foi salva, não é possível desfazer a ação e retornar ao atributo anterior. Porém, você pode realizar uma nova edição e aplicar os ajustes sempre que for necessário. Aproveite mais esta vantagem do SAJ Ministérios Públicos.  

Créditos - Equipe SAJ Ministérios Públicos
Autoria: Fernando Aparecido da Cruz 
Validação: Mércia Henrique Rodrigues Santos
Adequação e revisão: Monica Guarezi Rodrigues 
Esse artigo foi útil?

Esta plataforma não é destinada à solicitação de suporte ou a informações sobre andamento de processos.
Solicitações de suporte devem ser encaminhadas à Softplan por meio dos canais oficiais.
Informações sobre andamento de processos devem ser encaminhadas a instituição ou responsáveis.