Versão: 6 | Publicado em: 11/02/2022
A Gestão de Modelos é uma funcionalidade que permite otimizar a realização de diversas atividades no seu dia a dia. Com ele você pode criar, cadastrar e editar modelos de documentos e compor um conjunto de modelos que poderão ser utilizados para proporcionar mais celeridade à elaboração de uma petição ou uma manifestação, por exemplo.
Nesse material, você verá como criar um modelo de documento no SAJ, acompanhe:
1. Para acessar a Gestão de Modelos, clique no ícone do menu principal (1), localizado no canto superior esquerdo da tela do painel de tarefas, e então clique na opção Gestão Modelos (2).
2. O sistema abre a tela inicial da Gestão de modelos. O sistema apresenta o botão Criar Modelo na parte central da tela (1) e no canto inferior direito (2), utilize qualquer uma das duas opções para iniciar a criação do seu documento.
3. Ao clicar em qualquer um dos botões mencionados, o sistema abre tela do editor de textos em branco, a partir do qual você poderá iniciar a elaboração do seu modelo de documento.
4. Insira no corpo do texto o conteúdo do documento e utilize a barra de ferramentas para definir parágrafo (1), fonte (2), tamanho de fonte (3), formatações de negrito, itálico e sublinhado (4), alinhamento (5), entre outras. Clique em Mais... (6), representado pelos três pontos para visualizar mais opções.
5. Para inserção dos campos de texto, acesse o menu Inserir (1) e selecione a opção Campo de texto (2). Será aberta uma janela flutuante (3), para que você localize e selecione o campo de texto desejado.
A janela flutuante pode ser movida para qualquer local na tela. Para isso, clique com o mouse sobre a janela, mantendo pressionado e arraste para o local desejado.
6. Para localizar e inserir o campo de texto desejado, você pode utilizar o campo de busca para encontrá-lo (1). Uma vez encontrado, basta posicionar o cursor do mouse onde deseja inseri-lo e clicar uma vez no campo que deve compor o modelo.
7. Após finalizar o modelo, é hora de inserir o cabeçalho e o rodapé. Para isso, clique no menu Cabeçalho e Rodapé (1), opção Consultar lista (2).
8. Será aberta a janela Cabeçalho e Rodapé com todos os modelos cadastrados no sistema. Para utilizar o cabeçalho escolhido, basta selecioná-lo (1) e clicar no botão “Inserir" (2). Para removê-lo, clique novamente sobre o mesmo modelo. O sistema posiciona o cabeçalho e o rodapé nas posições corretas automaticamente (3).
9. Todos os modelos novos são automaticamente nomeados com a data e a hora do momento da criação. Para nomeá-lo, basta clicar no lápis (1) para habilitar o campo e digitar o título mais adequado (2). Para concluir, clique em Salvar (3).
10. Para concluir, é preciso preencher as propriedades do documento, informando a Categoria do documento (1), a Movimentação (2) que será lançada no momento do envio e o Tipo (3) de compartilhamento, ou seja, se o modelo criado será de uso apenas do usuário que o criou, do grupo ou da instituição. A definição das propriedades do documento é de preenchimento obrigatório e não é possível salvar o modelo caso essas informações não tenham sido preenchidas.
A criação de modelos institucionais está reservada a perfis de usuário que possuam configuração habilitada.
11. Seguidos todos os passos acima, já pode Publicar o seu modelo (1). Uma vez publicado o modelo, já pode ser utilizado para elaborar documentos nas tarefas que serão peticionadas pelos membros.
12. Para descartar um modelo, clique no ícone da lixeira (1), localizado no canto inferior esquerdo e em seguida em Confirmar (2).
13. Para ajustar ou modificar um modelo de documento, clique no botão Modelos, localizado no canto superior direito (1), para abrir a listagem lateral e selecione o modelo para abri-lo no editor (2) e proceder com as alterações necessárias. Para finalizar, clique em Salvar para registrar no sistema (3).
Pronto! Agora você já sabe como criar, editar e até mesmo descartar um modelo já armazenado no sistema. Crie os seus modelos e utilize-os para a elaboração de documentos, agilizando e dando celeridade em suas atividades.
Autoria: Fernando Aparecido da Cruz
Validação: José Felipe Freitas Cordeiro De Miranda
Adequação e revisão: Monica Guarezi Rodrigues