Como cadastrar e peticionar uma inicial no SAJ DPE?

Versão: 6 | Publicado em: 15/02/2022

 

O Painel de Tarefas é a página principal do sistema SAJ DPE. É a partir desta área que o usuário, logado e conforme configuração do perfil cadastrado, executará as tarefas necessárias para a administração das intimações/processos judiciais. 

Uma das ferramentas disponibilizadas é o Cadastramento de novos Processos e seu respectivo peticionamento, dispensando a necessidade de realizá-lo através do Portal e-SAJ.

O cadastro de um novo processo possibilita otimizar a realização das atividades na defensoria, permitindo seu peticionamento via integração. Saiba mais sobre esse procedimento, no decorrer deste artigo.

 

1. Para iniciar o cadastro de um novo processo, clique no botão “Novo Cadastro” localizado na área superior direita da tela.  

01_cadastro_novo_processo.png

 

2. O sistema abrirá a tela de cadastro de processo novo, habilitando a primeira seção para preenchimento. Em dados gerais, preencha os campos obrigatórios, sinalizados com um asterisco em vermelho. 

02_dados_gerais_cadastro.png

Dica

É possível ainda expandir o campo Mais informações para o preenchimento de dados como área de atuação, sigilo, prioridade ou objeto da ação. 

Além da possibilidade de expandir e preencher o campo “Outros Assuntos”. 

03_mais_informacoes.png

 

3. Após o cadastramento da primeira seção de informações, clique no botão Confirmar para habilitar o cadastramento da segunda seção “Partes”. 

04_confirmar.png

 

4. O sistema habilitará aa seção “Partes”, clique no botão “Adicionar parte” e cadastre as informações necessárias 

05_adicionar_parte.png

 

5. Preencha todos os campos possíveis. Quanto mais dados preenchidos, melhor será a gestão desse processo. 

06_dados_da_parte.png

 

6. Com as duas seções devidamente preenchidas, você poderá a partir deste ponto, excluir o cadastro, clicando no botão de atividade “Descartar Cadastro”, confirmar o cadastro através do botão “Cadastrar”, ou ainda, salvar o cadastro e peticionar clicando no botão “Cadastrar e Peticionar”. 

07_cadastrar_ou_excluir_cadastro.png

 

7. Ao clicar em “Cadastrar e Peticionar”, o sistema abrirá o editor de textos para a realização do peticionamento. Selecione um modelo de documento para prosseguir com o peticionamento. Em caso de dúvidas para emitir um documento, busque o material competente no campo de busca. 

Você poderá iniciar a elaboração de um documento “Petição Inicial” com base em um modelo de documento criado, ou simplesmente anexar o PDF de uma inicial já pronta, clicando no botão “Anexos”, localizado no menu lateral à direita da tela. 

08_busca_pelo_modelo.png

Saiba mais

Para saber mais sobre modelos de documentos, acesse o artigo:
Como criar e editar modelos na Gestão de modelos do SAJ DPE?

 

8. Com o modelo selecionado e o documento devidamente editado, você deve finalizar preenchendo as propriedades do documento e clique no botão “Peticionar”. 

09_peticionar.png

Saiba mais

É possível realizar ainda atividades como “anexar documentos”, para saber mais acesse o artigo:

Como anexar documentos no editor de textos do SAJ DPE?

Pronto! Agora você já conhece a ferramenta que possibilita o cadastramento de novos processos através do próprio sistema, otimizando assim as atividades da defensoria. 

Créditos - Equipe SAJ Defensorias
Autoria e validação: Clayton Gueiros da Silva
Adequação e revisão: Mônica Guarezi Rodrigues

Esse artigo foi útil?

Esta plataforma não é destinada à solicitação de suporte ou a informações sobre andamento de processos.
Solicitações de suporte devem ser encaminhadas à Softplan por meio dos canais oficiais.
Informações sobre andamento de processos devem ser encaminhadas a instituição ou responsáveis.