Como emitir anuências para CDAs protestadas no SAJ Procuradorias?

Versão do sistema: 5.4.0-77
Publicado em: 25/01/2022

 

Devido as integrações com os cartórios extrajudiciais, é possível emitir anuências por meio do editor de textos no SAJ Procuradorias. 

Em situações de protesto, existem duas possibilidades nas quais podemos emitir anuências: protestado e confirmado. Para cada uma dessas situações devemos emitir a anuência, da qual o CENPROT aceitará a comunicação. Sendo assim: 

  • Para protestos com a situação “Confirmado”, pode-se emitir a desistência. 
  • Para protestos com a situação “Protestado”, pode-se emitir o cancelamento e a autorização de cancelamento. 
Atenção

Fique atento! Neste exemplo estão sendo utilizadas informações da integração CENPROT/IEPTB-PA, ou seja, essas informações podem mudar de acordo com a procuradoria. Caso tenha dúvidas, consulte o administrador do sistema. 

 

Existem duas formas de emitir anuência no SAJ Procuradorias. A primeira delas é por meio do Fluxo de Trabalho (workflow), já a segunda por meio da tela de Emissão de documentos. Acompanhe a seguir todas as etapas necessárias para realizar esse procedimento. 

 

1. Fluxo de Trabalho (workflow): 

É possível (com a atual configuração do sistema), por meio do Fluxo de Trabalho, emitir anuências do tipo autorização de cancelamento, visto que, essa situação ocorre quando a Secretaria de Fazenda, via integração com o SAJ Procuradorias, envia uma alteração na CDA, que pode ser do tipo quitação, parcelamento, retificação, suspensão, etc. 

1.1 Ao abrir o SAJ Procuradorias, automaticamente o Fluxo de Trabalho também será aberto. Escolha o Fluxo de trabalho para “Cobrança Extrajudicial” (1). Em seguida, selecione a fila “Ag. Autorização de Desistência/Cancelamento(2) e clique no botão “Autorizar Cancelamento (3).

image001.png

1.2 O sistema abrirá a tela “Emissão de Documentos” com a categoria de documento e o processo já preenchidos. Clique no botão em formato de lupa e selecione o modelo de documento desejado. 

02_modelo_documento.png

1.3 Confira se os dados do processo estão corretos e, logo após, clique em Editar”. 

03_editar_modelo.png

1.4 Edite o documento conforme sua necessidade. Em seguida, clique no botão Finalizarmceclip0.png. 

04_finalizar.png

1.5 O sistema abrirá a tela de finalização. Fique atento se as opções “Assinar Documento” e “Protocolar eletronicamente” (1) estão marcadas, pois sem ela, a comunicação com o CENPROT não ocorrerá. Se tudo estiver certo, clique no botão Finalizar (2) que está na parte de baixo na mensagem. 

05_finalizacao_documento.png

 

2. Emissão de documentos: 

Acompanhe os passos necessários para emitir um documento: 

2.1 Acesse o menu “Arquivo”, opção “Emitir Documentos”.

06_tela_inicial_SAJ.png2.2 Na tela, selecione a categoria de acordo com sua necessidade. Após escolher a categoria clique em Selecionar.

07_escolha_categoria.png

Atenção

Fique atento! Para facilitar seu trabalho, criamos categorias de documentos que iniciam com o nome “Protesto”, de modo que é possível filtrar por esse nome para facilitar a escolha. 

 

2.3 Com a categoria de documento e o processo já preenchidos. Clique no botão em formato de lupa e selecione o modelo de documento desejado. 

08_consulta_modelo_documento.png

2.4 Insira o número do processo SAJ Procuradorias ou o número de protocolo CENPROT no campo “Outro Nº”. Logo após, selecione o documento, confira se os dados do processo estão corretos e clique em Editar. 

09_numero_processo.png

2.5 Edite o documento conforme sua necessidade, após isso, clique no botão “Finalizar”, localizado no painel de ferramentas ao lado esquerdo, representado pelo ícone mceclip0.png.

04_finalizar.png

2.6 O sistema abrirá a tela de finalização. Fique atento se as opções “Assinar Documento” e “Protocolar eletronicamente” (1) estão marcadas, pois sem ela, a comunicação com o CENPROT não ocorrerá. Se tudo estiver certo, clique no botão Finalizar (2) que está na parte de baixo na mensagem.

05_finalizacao_documento.png

Pronto! A anuência já está emitida. Fique sempre atento com a situação do título, pois como já dito anteriormente, a CENPROT recusa uma anuência se ela não corresponder a situação correta. 

 

Créditos - Equipe SAJ Procuradorias
Autoria: Douglas Oliveira Luciano  
Adequação e revisão: Mônica Guarezi Rodrigues 
Esse artigo foi útil?

Esta plataforma não é destinada à solicitação de suporte ou a informações sobre andamento de processos.
Solicitações de suporte devem ser encaminhadas à Softplan por meio dos canais oficiais.
Informações sobre andamento de processos devem ser encaminhadas a instituição ou responsáveis.