Como emitir um documento no editor do SAJ DPE?

Versão: 6 | Publicação: 06/12/2021

O editor é uma ferramenta do SAJ DPE que permite a elaboração, assinatura e emissão de documentos. Para isso, conta com diversos recursos e funcionalidades, como a disponibilização de modelos, ferramentas de formatação, automatização no preenchimento de dados, entre várias outras, que proporcionam agilidade e dinamismo.

Neste artigo, você verá como emitir um documento utilizando o editor de textos do SAJ DPE, acompanhe:

1. Para abrir o editor, é necessário acessar as atividades Iniciar (2) ou Continuar (1), localizadas na tarefa das respectivas intimações/processos. 

01acesso-editor.png

2. Se você utilizou o botão Iniciar, será preciso selecionar uma sugestão de modelo apresentada de acordo com a fase processual.

02modelos.png

3. Caso tenha utilizado o botão Continuar, a tela já será aberta com o documento em elaboração.

03elaboracao.png

Dica

Utilize o ícone icone-expandir.png, posicionado no canto direito superior, para expandir totalmente a tela. Para recolhê-la, basta clicar no ícone icone-recolher.png.

04expandir-tela.gif

4. Com o editor de textos aberto e um modelo selecionado, basta editar seu conteúdo para adequá-lo às informações do caso concreto. Se necessário, utilize também o menu superior para formatar o seu documento, definindo, por exemplo, o tipo (1) e o tamanho (2) da fonte, a utilização de negrito (3), itálico (4) e sublinhado (5), o alinhamento do texto (6), o espaçamento entre as linhas do documento (7). Além disso, também é possível inserir e editar links (8), limpar a formatação (9) de textos colados de outros documentos, entre várias outras possibilidades.

05editar.png

5. Outro recurso oferecido pelo editor são os campos de textos, que garantem o preenchimento correto de informações relacionadas aos dados do processo, como o nome das partes envolvidas, número de CPF, endereço, entre outros. Para isso, basta acessar a opção Campos de textos, na lateral direita da tela, posicionar o cursor do mouse no local onde deve ser inserida a informação e selecionar o campo de texto correspondente.

06campos-texto.png

6. Antes de finalizar o documento, informe as propriedades, obrigatórias para o peticionamento: a Movimentação atrelada ao envio, o Tipo de Petição e de documento, o nome do Defensor responsável e o certificado digital para assinatura. Se necessário, assinale as opções de sigilo externo do documento e da necessidade de redistribuição da intimação, em caso de conflitos de interesse, por exemplo.

07propriedades.png

7. Para finalizar, é possível enviar o documento para correção, revisão ou para peticionar pelo Defensor. Quaisquer dessas atividades moverá a tarefa para o respectivo agrupamento para que possa ser dado o correto encaminhamento.

08botao-enviar.png

8. O botão Peticionar move o processo para a área Finalizadas e o devolve para o Tribunal de Justiça de forma automática.

09peticionar.png

Saiba mais

Leia mais sobre o editor de documentos:

Pronto! Ao optar por uma das opções de envio ou de peticionamento, o sistema procederá com o encaminhamento solicitado e fechará o editor, emitindo a mensagem Enviado com sucesso, indicando o êxito da operação.

Créditos - Equipe SAJ Tribunais
Autoria: Clayton Gueiros da Silva | Validação: Marta Ventura da Silva
Adequação e revisão: Josiele Rozales Ramis

Esse artigo foi útil?

Esta plataforma não é destinada à solicitação de suporte ou a informações sobre andamento de processos.
Solicitações de suporte devem ser encaminhadas à Softplan por meio dos canais oficiais.
Informações sobre andamento de processos devem ser encaminhadas a instituição ou responsáveis.