Visão geral do editor de documentos do SAJ DPE

Versão: 6 | Publicação: 06/12/2021

O editor de documentos do SAJ DPE é uma ferramenta que permite elaborar, assinar e emitir documentos, vinculando-os aos processos com rapidez e dinamismo. Possui diversos recursos, como modelos pré-elaborados, campos de textos, importação de documentos, assinatura eletrônico, entre vários outros.

Para facilitar a visualização e a execução das tarefas, ele é dividido em algumas áreas, acompanhe o detalhamento a seguir para conhecer cada um dos recursos disponíveis no editor:

1. Para abrir o editor e iniciar a elaboração de um documento, é necessário acessar as atividades Iniciar (2) e Continuar (1), localizadas na tarefa das respectivas intimações/processos.

01acesso-editor.png

2. Ao selecionar quaisquer uma dessas atividades, você será redirecionado para o editor de documentos. O primeiro recurso interessante de ser mencionado é a possibilidade de expansão da tela do editor. Clique no ícone icone-expandir.png, posicionado no canto direito superior, para expandir totalmente a tela. Para recolhê-la, basta clicar no ícone icone-recolher.png.

02expandir-tela.gif

3. Na lateral direita da tela, o editor apresenta algumas opções: Modelos, Importar, Propriedades e Campos de texto.

03opcoes-lateral.png

Vamos conhecer cada umas delas:

Modelos: o SAJ DPE possui uma ferramenta específica para criar modelos de documentos e compartilhá-los com um usuário determinado, com o seu grupo ou com a instituição. Os modelos compartilhados são listados neste espaço e você pode consultá-los utilizando o campo Buscar modelos, localizado logo acima da listagem.

04modelos.png

Importar: esta opção possibilita importar arquivos no formato PDF para que sejam anexados ao documento emitido.

05importar.png

Propriedades: antes de finalizar um documento, você deve preencher algumas informações, obrigatórias para o peticionamento, como a Movimentação atrelada, o tipo de petição, o tipo de documento, se o documento é sigiloso ou não e se é necessária a redistribuição da intimação, em caso de conflitos de interesse, por exemplo. Além disso, você também deve informar o Defensor responsável e selecionar o certificado digital para registro da assinatura eletrônica.

06propriedades.png

Campos de texto: os campos de texto podem ser utilizados para facilitar e automatizar o preenchimento de determinadas informações sobre os dados do processo, da lotação, nome das partes envolvidas, entre outros. Os campos de texto podem ser automaticamente preenchidos pelo sistema no momento que um modelo é aberto ou somente após a sua emissão.

07campos-texto.png

4. Na parte central da tela (1), você irá visualizar o modelo selecionado e poderá elaborá-lo e alterá-lo conforme sua necessidade. Utilize as ferramentas de formatação (2) para realizar ajustes relacionados ao espaçamento, fonte, negrito, itálico, campos de texto, inclusão de cabeçalho e rodapé, entre várias outras opções.

08editar-layout.png

Observação

Você pode utilizar os atalhos Ctrl + C e Ctrl + V para copiar um determinado conteúdo de outro documento, mas lembre-se de que modelos pré-formatados agilizam a elaboração e agilizam o peticionamento, pois lhe poupa da necessidade de grandes ajustes.

5. No topo superior esquerdo da tela, você encontra o ícone de fechar icone-fechar.png (1), para sair do editor e retornar à area A Fazer. À sua direita está identificado o nome do documento (2), informado no momento da criação do modelo e não é possível alterá-lo.

09fechar-nome.png

6. No canto inferior direito, você encontra as opções de envio, devolução e peticionamento. Vamos conhecê-los melhor:

Enviar: possibilita enviar para Correção, para Revisão ou para Peticionar. Quaisquer dessas atividades moverá a tarefa para o respectivo agrupamento para que possa ser dado o correto encaminhamento.

10botao-enviar.png

Devolver: caso o documento já tenha sido revisado ou corrigido, se necessário, o Defensor tem a opção de enviá-lo novamente para revisão ou correção.

12devolver.png

Peticionar: após realizar todos os ajustes necessários, utilize este botão para finalizar o peticionamento. Essa ação moverá processo para o painel Finalizadas e o devolverá para o TJ de forma automática.

11peticionar.png

Saiba mais

Aprofunde-se nos recursos oferecidos pelo editor de documentos, leia nossos conteúdos:

Como emitir um documento no editor do SAJ DPE?

Como anexar documentos no editor de textos do SAJ DPE?

Pronto! Você conheceu o editor de textos do SAJ DPE, ferramenta que proporciona agilidade na elaboração e emissão de documentos. Para saber mais detalhadamente sobre cada um dos recursos que ela disponibiliza, continue lendo nossos materiais.

Créditos - Equipe SAJ Defensorias
Autoria: Clayton Gueiros da Silva | Validação: Maria Alziene Barbosa
Adequação e revisão: Josiele Rozales Ramis
Esse artigo foi útil?

Esta plataforma não é destinada à solicitação de suporte ou a informações sobre andamento de processos.
Solicitações de suporte devem ser encaminhadas à Softplan por meio dos canais oficiais.
Informações sobre andamento de processos devem ser encaminhadas a instituição ou responsáveis.