Conheça a Gestão de modelos do SAJ DPE

Versão: 6 | Publicação: 02/12/2021

A Gestão de Modelos é uma funcionalidade que permite otimizar a realização de diversas atividades no seu dia a dia. Com ele você pode criar, cadastrar e editar modelos de documentos e compor um conjunto de modelos que poderão ser utilizados para proporcionar mais celeridade à elaboração de uma petição ou uma manifestação, por exemplo.

Conheça a seguir a Gestão de Modelo do sistema SAJ DPE, acompanhe:

1. Para acessar a Gestão de Modelos, clique no ícone do menu principal icone-hamburguer.png (1), localizado no canto superior esquerdo da tela do painel de tarefas, e então clique na opção Gestão Modelos (2).

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2. O sistema abre a tela inicial da Gestão de modelos, apresentando na parte central a opção Criar Modelo (1) que permitirá a elaboração de novos modelos de documento, e na lateral direita você verá a lista dos modelos já criados e armazenados, os quais podem ser editados sempre que for necessária sua atualização (2).

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3. Para iniciar a criação de um modelo, você tem duas opções: o botão localizado no centro (1), mencionado anteriormente, e o botão localizado no canto inferior esquerdo da tela (2).

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Saiba mais

4. Ao iniciar a criação de um modelo, o sistema abre o editor de textos, para elaboração do conteúdo. Nesta tela, há vários pontos que precisam ser destacados, acompanhe:


(1) Título do documento, localizado na parte superior esquerda, é gerado automaticamente pelo sistema, você deve editá-lo clicando no lápis localizado à direita,

Atenção

O título do documento deve estar sempre de acordo com o seu conteúdo, pois facilita a localização e identificação dele na pasta digital do processo.

(2) Menu das ferramentas de formatação do documento, logo abaixo do título. Este menu possibilita inserir os campos de texto, os cabeçalhos e rodapés padrão da Defensoria, editar a fonte, ajustar espaçamentos, entre várias outras opções,

(3) Histórico de salvamento do arquivo, à direita do título e acima do menu das ferramentas de formatação. O iniciar a elaboração do documento, o editor salva automaticamente o seu arquivo. Clicando neste item, você também pode resgatar versões anteriores do mesmo documento,

(4) Nesta área central é onde você vai elaborar o seu documento,

(5) À direita da tela são apresentadas as propriedades do documento, par definir a categoria, a vinculação atrelada ao documento e o tipo de vínculo,

(6) No canto inferior esquerdo você encontra a lixeira, que permite excluir o modelo,

(7) No canto inferir direito, estão os botões Publicar modelo e Cancelar. O primeiro permite publicar e armazenar o modelo no banco de dados do sistema, de acordo com o tipo de vínculo; já o segundo permite retornar à tela inicial da gestão de modelos,

(8) Por fim, no canto superior direito, está o botão Modelos, que abre a listagem dos modelos já cadastrados no sistema.

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5. Para editar um documento já registrado, basta abrir a listagem de modelos e selecionar o modelo que deseja alterar.

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6. Ao clicar em uma opção da lista, o sistema abre o modelo selecionado (1), fecha a listagem lateral e abre as propriedades do documento com os dados da categoria, da movimentação atrelada e do tipo do documento (2).

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7. Os elementos da tela de edição são os mesmos da tela de elaboração de um documento. Porém, o botão Publicar modelo deixa de ser apresentado e é substituído pela opção Salvar, que possui a função de registrar as alterações realizadas.

Dica

Você pode, por exemplo, copiar um conteúdo de outra aplicação e colá-lo no documento aberto no editor de textos do SAJ Defensorias, dispensando a necessidade de digitação e agilizando ainda mais o seu trabalho.

Muito bem! Agora você já conhece a funcionalidade Gestão de Modelos do SAJ Defensorias, é por meio dele que você poderá criar, editar e salvar modelos para serem utilizados na elaboração de um documento, agilizando e otimizando ainda mais o seu peticionamento.

Créditos - Equipe SAJ Defensorias
Autoria: Clayton Gueiros da Silva
Adequação e revisão: Josiele Rozales Ramis
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