Entenda o que são as Tarefas apresentadas na área A Fazer do SAJ DPE

Versão: 6 | Publicação: 02/12/2021

O SAJ DPE contempla uma série de ferramentas que permite melhor gestão das suas atividades, otimizando seu tempo e maximizando sua produtividade. Dentre os recursos desenvolvidos, na área A Fazer você encontra as tarefas a serem realizadas em uma lista de cartões, contendo uma série de informações relacionadas aos processos e o acesso às atividades para cumprimento do prazo das manifestações. As tarefas são compostas por três partes, sendo elas:

  • Área de atividades: nesta área é possível realizar as atividades disponíveis pertinentes aos cartões em questão. Por exemplo: elaborar documento.
  • Área de andamento: por meio desta área é possível ver as informações necessárias para dar andamento ao cartão. Por exemplo: abrir a pasta digital, etiquetar cartões.
  • Área de contextualização: nesta área são exibidas a contextualização dos cartões, ou seja, informações básicas do processo. Além disso, por meio desta área também é possível realizar algumas ações, como, por exemplo: remeter o processo ou receber a intimação manualmente.

Neste artigo você vai conhecer as informações contidas em cada tarefa e como elas são apresentadas no sistema acompanhe:

1. Na área A fazer, você encontra todas as suas tarefas e terá acesso às principais informações relacionadas ao processo, como número do processo, nomes das partes, classe, assunto, processos dependentes, entre outros.

01afazer.png

2. As tarefas são apresentadas por paginação, sendo 10 registros por página. Esta quantidade é definida por padrão do sistema e não é possível alterá-la. Clicando nas setas localizadas no canto inferior direito ao lado, você pode avançar ou voltar uma página.

08paginacao.png

3. Cada tarefa apresentada no painel possui três áreas independentes: (1) área de atividades, (2) área de andamento e (3) área de contextualização.

01areas.png

Vamos conhecer melhor cada uma delas:

  • Área de atividades

Todas as tarefas possuem um destaque visual no canto superior esquerdo, conforme status e prazo da intimação, podendo indicar que foi Recebida (1), que está Vencida (2), pendente de recebimento, Em recebimento ou sem prazo de manifestação.

02atividades.png

Abaixo do tipo da intimação ou petição, a tarefa apresenta a ação a ser realizada, podendo ser uma elaboração de documento (1), uma petição em processamento, entre outros. Para tarefas que indiquem alguma falha, também será apresentada uma mensagem informando o motivo da falha (2).

03atividades.png

Ao lado oposto destas informações, se apresenta o botão para dar andamento às possíveis ações a serem realizadas na tarefa, podendo ser Iniciar (1) e Continuar (2).

03.1atividades.png

  • Área de andamento

Na parte superior da área de andamento são apresentadas as etiquetas vinculadas. Quando houver até duas etiquetas, é possível ler sua descrição na íntegra; se houver mais de duas etiquetas, será exibida apenas uma indicação da cor.

04andamento.png

Ao posicionar o cursor do mouse sobre uma etiqueta vinculada, o sistema exibe a descrição completa do nome.

09etiqueta.png

Para vincular e desvincular etiquetas a uma tarefa, utilize o ícone etiqueta.png.

10caixa-etiquetas.png

Logo abaixo das etiquetas, está localizado o botão Pasta Digital, que dá acesso aos autos digitais do processo na íntegra.

11pasta-digital.png

  • Área de contextualização

Caso o processo tenha sido remetido por outra lotação, essa informação será apresentada no canto superior direito. Por exemplo, se a 1ª Lotação enviou um processo para a 2ª, no cartão será apresentada a informação Remetido por 1ª Defensoria. Ao clicar para remeter o processo, o sistema apresenta a mensagem Aguardando Remessa.

05contextualizacao.png

Logo abaixo, você encontra a identificação das partes ativas e passivas do processo (1). Se o processo possuir mais partes ativas ou passivas além da classificada como principal, após a identificação da parte principal, é apresentado um contador, representado pelo símbolo de mais/adição (+), seguido da quantidade de partes registradas (2).

06partes.png

Observação

Ao posicionar o mouse sobre o contador de partes, você pode ver uma lista com o nome de até dez partes, caso exceda essa quantidade, na última linha será apresentada o sinal de reticencias (...), indicando que há mais partes registradas no processo.

Caso o processo não tenha registro de parte ativa ou passiva, é apresentada a informação Parte não informada.

12parte-nao-informada.png

Da mesma forma ocorre quando não houver registro de classe ou assunto, a ausência desses dados será indicada com a informação de Classe não informada e Assunto não informado.

Ainda estão visíveis nesta área da tarefa o número do processo no TJ (1) e as tarjas vinculadas ao processo (2).

13numero-processo-tarjas.png

Observação

Quando houver mais de duas tarjas, o sistema apresenta o sinal de mais/adição (+) e o número indicando a quantidade de tarjas mais que houver.

No canto superior direito de cada tarefa, você pode ver o botão de Mais ações, mostrando as opções Receber Intimação, que possibilita fazer esse recebimento de forma manual, e Remeter Processo, que possibilita enviar a intimação para outra lotação.

14acoes.png

Saiba mais

Pronto! Neste artigo você aprendeu o que são, como são apresentadas e que informações compõem as tarefas listadas no painel A Fazer. Conhecer o sistema com profundidade proporciona agilidade e celeridade na execução das suas tarefas.

Créditos - Equipe SAJ Defensorias
Autoria: Clayton Gueiros da Silva
Adequação e revisão: Josiele Rozales Ramis

Esse artigo foi útil?

Esta plataforma não é destinada à solicitação de suporte ou a informações sobre andamento de processos.
Solicitações de suporte devem ser encaminhadas à Softplan por meio dos canais oficiais.
Informações sobre andamento de processos devem ser encaminhadas a instituição ou responsáveis.