Como compartilhar Modelos de Documento entre Cartórios/Secretarias no SAJ PG Tribunais?

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Versão: 21.1.0-18 | Publicado em: 18/11/2021

 

No Sistema de Automação da Justiça (SAJ, Primeiro Grau (PG), é possível realizar o compartilhamento de modelos de documento entre Cartórios (lotações)/Secretarias. Refere-se aos modelos de documentos de grupo ou usuário, utilizado para emissão de documento na unidade.

Você utilizará esse procedimento quando houver alteração de lotação dentro do mesmo Fórum, por exemplo: da 1ª Vara Cível para a 1° Vara Criminal do Fórum. Nesta situação as varas são referentes ao mesmo foro e base de dados, assim basta realizar o compartilhamento dos modelos de documento.

Acompanhe neste artigo como realizar no sistema.

1. O usuário criador do modelo de documento é quem deve realizar o procedimento, acessando o cadastro do Modelo de Documento. Para isso, acesse o menu Expediente e clique na opção Cadastro de Modelo de Documento.

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2. Informe a Categoria, no campo Nome (1) selecione o modelo desejado, clique na aba Compartilhamentos (2) e marque a opção Compartilhado Como (3). Em seguida, clique no botão + (4) e vincule os usuários conforme desejado, inserindo o tipo de permissão: Controle Total ou Somente Visualização. Também é possível inserir um prazo de validade, que será o período de tempo em que o usuário terá acesso ao modelo de documento compartilhado. Ao final, clique em Salvar.

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Observação

Também é possível realizar esse procedimento através do Gerenciador de Arquivos, localizando o modelo de documento que deseja compartilhar tanto no modo Pesquisar como no modo Pastas.

 

Você viu até este momento como compartilhar modelos de documentos no sistema.

Mas, e quando é necessário realizar a migração de modelos de documento?

Será necessário realizar a migração dos modelos de documento quando houver alteração na lotação de um usuário de um cartório (lotação)/secretarias para outro cartório quando não estiverem dentro da mesma base de dados. Neste caso, é necessário realizar a abertura de um chamado para que seja feito o procedimento de migração dos modelos de documento. No chamado você deve mencionar:

  • o cartório (sua lotação);
  • vara de origem e destino;
  • categoria dos documentos;
  • se são modelos de grupo ou de usuário;
  • matrícula de origem e destino.

Também é possível migrar os modelos documentos criados por outros usuários, porém é necessário que seja informado o nome e a matrícula do usuário de origem e de destino.

 

E como proceder nos casos de unificação de cartórios/secretarias, como nas Unidades de Processamento Judicial - UPJs?

Os modelos são migrados pela equipe de configuração do SAJ com a abertura de um chamado informando a unificação dos cartórios. O levantamento dos modelos pode ser realizado sempre quando houver unificação de ofícios, que será enviado ao cartório de todas as varas, para que os usuários possam renomeá-los para melhor identificação. Evitando, assim, a duplicidades dos documentos e a migração de modelos não mais utilizados ou que seus devidos criadores não estão mais em exercício da função. Essa recomendação é realizada para uma melhor organização do cartório e de seus respectivos usuários. Caso não ocorra a renomeação dos modelos, eles permanecem com os nomes anteriores à unificação.

 

Créditos - Equipe SAJ Tribunais
Autoria: Alexis Osti Basaglia
Validação: Fernando Aparecido da Cruz
Adequação e revisão: Mônica Guarezi Rodrigues
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