Como incorporo dados do processo utilizando o recurso campos de texto no editor do SAJ?

Versão: 21.2.0-0 | Publicação: 12/11/2021

Os campos de texto estão disponíveis tanto no cadastro de modelos quanto na emissão de documentos. No cadastro de modelos, eles podem ser inseridos ao criar um documento de referência para automatizar o preenchimento de informações específicas do processo no momento da elaboração de um documento que deve ser emitido.

Já no editor de textos, alguns campos são automaticamente preenchidos pelo sistema, como o número do processo e o nome do juiz responsável, por exemplo; outros, porém, necessitam da intervenção do usuário, pois em alguns casos deve-se selecionar manualmente a informação desejada, como o nome das partes, por exemplo.

Neste material, vamos ver como incorporar ao documento os dados de campos que necessitam da intervenção do usuário, acompanhe:

Saiba mais

1. Com o Painel de tarefas aberto, acesse o editor de textos clicando na atividade apresentada no card do processo.

campos01.png

2. Com o documento já selecionado, clique no ícone Datos del documento datos_del_documento.png, localizado no canto esquerdo do editor de textos.

campos02.1.png

3. Se não houver nenhum dado para incorporar ao documento, ao clicar no botão Datos del documento, o sistema apresentará a mensagem No hay datos para selecionar para este modelo. Continue la operación.

campos15.png

4. Se o documento possuir campos de texto para incorporação, o sistema apresentará em abas as informações que necessitam ser preenchidas, conforme imagem a seguir:

campos17.png

Atenção

O sistema somente apresentará a aba se houver informação relacionada a ser preenchida. Se não houver, por exemplo, nenhum campo sobre audiência, esta aba não será apresentada; ou seja, dependendo dos campos de texto que houver no documento, o sistema poderá mostrar uma, duas três, as quatro ou nenhuma aba.

5. Para preencher o documento com os dados necessários, basta selecionar a informação que deseja incorporar na opção apresentada. No caso de um campo relacionado às partes, por exemplo, primeiro é preciso informar o tipo de la parte:

campos03.png

6. Em seguida, o campo Destinatario será habilitado para que a parte seja selecionada.

campos04.png

7. Cada dado selecionado será apresentado na seção Partes, localizada logo abaixo dos campos Tipo de la parte e Destinatario. Após inserir as informações desejadas, clique no botão Combinar campos.

campos06.png

8. Neste momento, os campos de textos, que até então estavam descritos literalmente no texto, passarão a apresentar os dados mesclados.

campos07.png

Atenção

Repita o procedimento explicado anteriormente e preencha os campos solicitados em cada aba disponível. Caso o documento possua pelo menos um campo de texto sobre as partes, será necessário informar estes campos antes que os demais para habilitar o botão Combinar campos das outras abas.

9. Caso algum campo de texto não seja preenchido, ele será apresentado da seguinte forma: Nome do campo de texto <<informação indisponível>>.

campos08.png

10. Para corrigir algum dado erroneamente informado, utilize o ícone da lixeira lixeira.png posicionado ao lado da informação selecionada para removê-lo.

campos10.png

11. Para sair da tela, basta clicar no ícone de fechar cerrar.png , localizado no lado superior direito da janela Datos del documento.

campos18.png

Pronto! Alguns campos de texto são automaticamente preenchidos, ou seja, o usuário não precisa selecionar nenhum dado para que o sistema incorpore as informações do processo ao documento, como, por exemplo, Número do Processo, Classe do Processo, Nome do Juiz do Processo, entre outros. Porém, caso o campo necessite de intervenção e não seja preenchido, ao emitir e incorporar o documento aos autos, o campo não informado constará com a descrição do campo literal e a informação indisponível

Créditos - Equipe SAJ Tribunais
Autoria: Heloisa Kreutz do Nascimento
Adequação e revisão: Josiele Rozales Ramis
Esse artigo foi útil?

Esta plataforma não é destinada à solicitação de suporte ou a informações sobre andamento de processos.
Solicitações de suporte devem ser encaminhadas à Softplan por meio dos canais oficiais.
Informações sobre andamento de processos devem ser encaminhadas a instituição ou responsáveis.