Os campos de texto estão disponíveis tanto no cadastro de modelos quanto na emissão de documentos. No cadastro de modelos, eles podem ser inseridos ao criar um documento de referência para automatizar o preenchimento de informações específicas do processo no momento da elaboração de um documento que deve ser emitido.
Já no editor de textos, alguns campos são automaticamente preenchidos pelo sistema, como o número do processo e o nome do juiz responsável, por exemplo; outros, porém, necessitam da intervenção do usuário, pois em alguns casos deve-se selecionar manualmente a informação desejada, como o nome das partes, por exemplo.
Neste material, vamos ver como incorporar ao documento os dados de campos que necessitam da intervenção do usuário, acompanhe:
Ainda tem alguma dúvida sobre como utilizar os campos de texto? Leia nossos materiais:
Conheça o recurso campos de texto do SAJ
Conheça os principais Campos de texto disponíveis no SAJ
Como insiro campos de texto em um modelo de documento no SAJ?
Como pesquiso por campos de texto no painel de gestão de modelos do SAJ?
Em caso de dúvida, veja também como criar um modelo de documento:
1. Com o Painel de tarefas aberto, acesse o editor de textos clicando na atividade apresentada no card do processo.
2. Com o documento já selecionado, clique no ícone Datos del documento , localizado no canto esquerdo do editor de textos.
3. Se não houver nenhum dado para incorporar ao documento, ao clicar no botão Datos del documento, o sistema apresentará a mensagem No hay datos para selecionar para este modelo. Continue la operación.
4. Se o documento possuir campos de texto para incorporação, o sistema apresentará em abas as informações que necessitam ser preenchidas, conforme imagem a seguir:
O sistema somente apresentará a aba se houver informação relacionada a ser preenchida. Se não houver, por exemplo, nenhum campo sobre audiência, esta aba não será apresentada; ou seja, dependendo dos campos de texto que houver no documento, o sistema poderá mostrar uma, duas três, as quatro ou nenhuma aba.
5. Para preencher o documento com os dados necessários, basta selecionar a informação que deseja incorporar na opção apresentada. No caso de um campo relacionado às partes, por exemplo, primeiro é preciso informar o tipo de la parte:
6. Em seguida, o campo Destinatario será habilitado para que a parte seja selecionada.
7. Cada dado selecionado será apresentado na seção Partes, localizada logo abaixo dos campos Tipo de la parte e Destinatario. Após inserir as informações desejadas, clique no botão Combinar campos.
8. Neste momento, os campos de textos, que até então estavam descritos literalmente no texto, passarão a apresentar os dados mesclados.
Repita o procedimento explicado anteriormente e preencha os campos solicitados em cada aba disponível. Caso o documento possua pelo menos um campo de texto sobre as partes, será necessário informar estes campos antes que os demais para habilitar o botão Combinar campos das outras abas.
9. Caso algum campo de texto não seja preenchido, ele será apresentado da seguinte forma: Nome do campo de texto <<informação indisponível>>.
10. Para corrigir algum dado erroneamente informado, utilize o ícone da lixeira posicionado ao lado da informação selecionada para removê-lo.
11. Para sair da tela, basta clicar no ícone de fechar , localizado no lado superior direito da janela Datos del documento.
Pronto! Alguns campos de texto são automaticamente preenchidos, ou seja, o usuário não precisa selecionar nenhum dado para que o sistema incorpore as informações do processo ao documento, como, por exemplo, Número do Processo, Classe do Processo, Nome do Juiz do Processo, entre outros. Porém, caso o campo necessite de intervenção e não seja preenchido, ao emitir e incorporar o documento aos autos, o campo não informado constará com a descrição do campo literal e a informação indisponível
Autoria: Heloisa Kreutz do Nascimento
Adequação e revisão: Josiele Rozales Ramis