Como criar e editar modelos na Gestão de modelos do SAJ DPE? 

Versão: 6 | Publicação: 02/12/2021

A Gestão de Modelos é uma funcionalidade que permite otimizar a realização de diversas atividades no seu dia a dia. Com ele você pode criar, cadastrar e editar modelos de documentos e compor um conjunto de modelos que poderão ser utilizados para proporcionar mais celeridade à elaboração de uma petição ou uma manifestação, por exemplo.

Nesse material, você verá como criar um modelo de documento no SAJ DPE, acompanhe:

1. Para acessar a Gestão de Modelos, clique no ícone do menu principal icone-hamburguer.png (1), localizado no canto superior esquerdo da tela do painel de tarefas, e então clique na opção Gestão Modelos (2).

01menu.png

2. O sistema abre a tela inicial da Gestão de modelos. O sistema apresenta o botão Criar Modelo na parte central da tela (1) e no canto inferior direito (2), utilize qualquer uma das duas opções para iniciar a criação do seu documento.

02tela-gestao.png

3. Ao clicar em qualquer um dos botões mencionados, o sistema abre tela do editor de textos em branco, a partir do qual você poderá iniciar a elaboração do seu documento.

03novo-modelo.png

4. Insira no corpo do texto o conteúdo do documento e utilize a barra de ferramentas para definir parágrafo (1), fonte (2), tamanho de fonte (3), formatações de negrito, itálico e sublinhado (4), alinhamento (5), espaçamento (7), entre outras. Clique em Mais... (6), representado pelos três pontos mais.png para visualizar mais opções.

04editar.png

5. Para inserção dos campos de texto, acesse o menu Inserir, opção Campo de texto. Será aberta uma janela flutuante, para que você localize e selecione o campo de texto desejado.

05campos-texto.png

6. Para localizar e inserir o campo de texto desejado, você pode utilizar o campo de busca para encontrá-lo (1). Uma vez encontrado, basta posicionar o cursor do mouse onde deseja inseri-lo e clicar uma vez no campo que deve compor o modelo.

06campo-texto.png

7. Após finalizar o modelo, é hora de inserir o cabeçalho e o rodapé. Para isso, clique no menu Cabeçalho e Rodapé (1), opção Consultar lista (2). Será aberta a janela Cabeçalho e Rodapé com todos os modelos cadastrados no sistema.

07cabecalho-rodape.png

8. Para inserir, basta clicar no modelo que deseja utilizar. Para removê-lo, clique novamente sobre o mesmo modelo. O sistema posiciona o cabeçalho e o rodapé nas posições corretas automaticamente.

08cabecalho-rodape.png

9. Todos os modelos novos são automaticamente nomeados com a data e a hora do momento da criação. Para nomeá-lo, basta clicar no lápis lapis.png para habilitar o campo e inserir o título mais adequado. Para concluir, clique em Salvar.

Atenção

Atente-se sempre aos títulos, é imprescindível que eles estejam de acordo com o conteúdo do documento, pois facilita a identificação e localização dele para o peticionamento e na pasta digital do processo.

09titulo-modelo.png

9. Para concluir, é preciso preencher as propriedades do documento, informando a Categoria do documento (1), a Movimentação (2) que será lançada no momento do envio e o Tipo (3) de compartilhamento, ou seja, se o modelo criado será de uso do grupo, da instituição ou apenas do usuário que o criou. A definição das propriedades do documento é de preenchimento obrigatório e não é possível salvar o modelo caso essas informações não tenham sido preenchidas.

10propriedades.png

Observação

A criação de modelos institucionais está reservada a perfis de usuário que possuam configuração habilitada. 

10. Após a criação do modelo, definição de título e preenchimento de cada um dos campos das propriedades do documento, o modelo está pronto para ser salvo. Para confirmar o salvamento, é necessário clicar no botão Publicar modelo.

11publicar.png

11. Para descartar um modelo, clique em Cancelar (1) ou no ícone da lixeira lixeira.png (2), localizado no canto inferior esquerdo.

12descartar.png

12. Para ajustar ou modificar um modelo de documento, clique no botão Modelos, localizado no canto superior direito, para abrir a listagem lateral e selecione o modelo para abri-lo no editor e proceder com as alterações necessárias. Para finalizar, clique em Salvar para registrar no sistema.

13editar.png

Saiba mais

Pronto! Agora você já sabe como criar e editar um modelo já armazenado no sistema. Crie seus modelos e utilize-os para a elaboração de documentos, pois agilizam e dão celeridade as suas atividades, otimizando o trâmite processual.

Créditos - Equipe SAJ Defensorias
Autoria: Clayton Gueiros da Silva | Validação: Marta Ventura da Siva
Adequação e revisão: Josiele Rozales Ramis

Esse artigo foi útil?

Esta plataforma não é destinada à solicitação de suporte ou a informações sobre andamento de processos.
Solicitações de suporte devem ser encaminhadas à Softplan por meio dos canais oficiais.
Informações sobre andamento de processos devem ser encaminhadas a instituição ou responsáveis.