Como configurar as assinaturas dos relatórios criminais no SAJ PG Tribunais?

Clientes: TJSP 
Versão: 21.2.0-0 | Publicado em: 20/09/2021

 

A partir da versão 21.2.0, com o objetivo de expandir as possiblidades de assinatura, o Sistema de Automação da Justiça (SAJ), Primeiro Grau (PG), passa a permitir a configuração do tipo de assinatura a ser exigida para cada relatório. Os tipos de assinatura podem ser: Juiz, Escrivão, Juiz e Escrivão, Juiz ou Escrivão, Juiz e Escrivão com liberação do Juiz e qualquer usuário.  

Antes o SAJ permitia a emissão e a assinatura digital dos relatórios criminais de forma bem simplificada.   

Acompanhe neste artigo como configurar as assinaturas dos relatórios criminais no sistema e os tipos de assinatura. 

1. Para configurar as assinaturas é necessário acessar o SAJ/ADM desktop. Em seguida, acesse o menu  Apoio, Infrações Penais e clique na opção Configuração de assinaturas de relatórios. 

01_tela_inicial_SAJ_ADM.png

 

2. O sistema irá encaminhar para uma página Web onde será exibida a tela de login do SAJ/Web, preencha os campos com o usuário e senha. 

02_SAJ6_login.png

 

3Após logar no sistema será exibido o Painel de configurações criminais do SAJ/web. Na seção Configurações criminais (1), clique na opção Configuração relatórios (2). 

03_configuracoes_relatorios.png

 

4. Será exibida a tela de Configuração de assinaturas contendo três colunas, na coluna Descrição (1) será indicado o relatório, na coluna Tipo de assinatura (2) tem-se a configuração atual da assinatura para aquele relatório, e na coluna Ações você tem acesso ao botão editar (3), onde será possível alterar o tipo de assinatura para o relatório. Para alterar o tipo de assinatura clique no botão “Editar”. 

04_campos_da_configuracao.png

 

5Será exibido um pop-up. Os campos código e descrição não permitem alteração, apenas informam o tipo de relatório selecionado. Já no campo tipo de assinatura são exibidas as opções de assinatura e para alterar, selecione uma das opções e clique no botão Salvar. Importante ressaltar que essas configurações são aplicadas para todo o Tribunal.  

05_editar_configuracao_relatorio.png

Observação

Sobre as opções de assinatura, vale destacar que ao exigir um tipo de assinatura o sistema irá validar as seguintes informações: 

  • Juiz ou do Escrivão: lotação e tipo de agente, magistrado e escrivão da unidade. 
  • Juiz e do Escrivão: lotação e tipo de agente, magistrado e escrivão da unidade. 
  • Juiz: lotação e tipo de agente, magistrado da unidade. 
  • Escrivão: lotação e tipo de agente, escrivão da unidade. 
  • Qualquer usuário; lotação e qualquer perfil de usuário da unidade. 
  • Juiz e do Escrivão com Liberação do Juiz: para a assinatura a lotação e tipo de agente, magistrado e escrivão da unidade, para a liberação verifica se tipo de agente é magistrado. 

Você aprendeu nesse artigo como configurar as assinaturas dos relatórios criminais e como funcionam os tipos de assinatura disponíveis.

Para aprender mais sobre as filas de assinatura e suas atividades, e todas as demais funcionalidades da evolução AIP Relatórios, veja no tópico ‘Saiba mais’ a indicação de outros artigos. 

Saiba mais

 

Créditos - Equipe SAJ Tribunais
Autoria: Camila Paulo de Souza   
Validação: Rafael Cavalcante Lopes
Adequação e revisão: Mônica Guarezi Rodrigues
Esse artigo foi útil?

Esta plataforma não é destinada à solicitação de suporte ou a informações sobre andamento de processos.
Solicitações de suporte devem ser encaminhadas à Softplan por meio dos canais oficiais.
Informações sobre andamento de processos devem ser encaminhadas a instituição ou responsáveis.