Como devolver um processo administrativo ao órgão de origem no SAJ Procuradorias Municipais? Impressão e envio dos documentos.

Versão do sistema: 5.3.2-27
Publicado em: 15/09/2021  


Após a elaboração e finalização dos pareceres e/ou das diligências pelos procuradores, os mesmos são incluídos na pasta digital e o processo será encaminhado para fila Imprimir para Devolução. Nela os documentos serão impressos e o processo será devolvido ao órgão de origem.  Esse procedimento pode ser realizado, tanto pela central de cadastro, quanto pelo procurador.  Acompanhe este artigo e veja como.

1. Em seu Fluxo de trabalho, acesse o fluxo Consultivo (1) e, nele, localize a fila Imprimir para devolução (3) no subfluxo de Processos (2).

2. A fila de trabalho em questão dispõe da atividade: Encerrar Impressão (4). Porém, antes de clicar na atividade, será necessário realizar a impressão dos pareceres e documentos na pasta digital. Para isso, clique sobre o processo (5) e, em seguida, aperte a tecla F12 do seu teclado.

01.png


3. Na Pasta digital, observe que a aba Documentos (1), na lateral esquerda da tela, exibe todos os documentos do processo, sejam eles emitidos pela procuradoria, ou recebidos do órgão de origem. Localize, então, o documento desejado (2), clique sobre com o botão direito do mouse e, no menu que será exibido, clique (3):

  • na opção Imprimir pasta digital para imprimir todos os documentos do processo; ou
  • na opção Imprimir somente este documento, para imprimir apenas o documento selecionado.

02.png


4. Neste momento o sistema exibirá a janela de Impressão. Informa/preencha os campos necessários (1) e, por fim, clique em OK (2) no canto direito da tela.

Observação
  • Vale lembrar que, para realizar a impressão dos documentos em PDF, deve ser selecionada uma impressora que faça a impressão nesse formato. Porém, caso o documento precise ser enviado impresso (fisicamente) para o órgão de origem, selecione uma impressora que faça a impressão física dos documentos. 
  • Caso necessário, configure a impressora que será utilizada clicando no botão Impressora.

03.png


5. Uma vez impressos os documentos (física ou digitalmente), feche a pasta digital. De volta ao fluxo de trabalho, ainda na fila Imprimir para Devolução, selecione, novamente, o processo (1) e clique na atividade  Encerrar impressão (2).

04.png


6. Essa ação direcionará o processo à próxima fila do fluxo, Remetidos ao Órgão de Origem, onde se encerrará o procedimento de devolução.  

Saiba mais

Caso seja necessária uma segunda avaliação do processo, o mesmo poderá retornar ao sistema por meio da reentrada. Para conhecer esse procedimento, acesse o artigo “Como dar reentrada em um processo administrativo no SAJ Procuradorias?

 

Créditos - Equipe SAJ Procuradorias
Autoria: Élida de Campos Pereira Lopes
Adequação e revisão: Camila Letícia Inocente
Esse artigo foi útil?

Esta plataforma não é destinada à solicitação de suporte ou a informações sobre andamento de processos.
Solicitações de suporte devem ser encaminhadas à Softplan por meio dos canais oficiais.
Informações sobre andamento de processos devem ser encaminhadas a instituição ou responsáveis.