Como identificar no cadastro se uma ou mais partes estão com CPF ou CNPJ inválidos no SAJ PG Tribunais?

Clientes: TJAC | TJAL | TJAM | TJCE | TJMS | TJSC | TJSP 
Versão: 20.2.0 | Publicação: 30/08/2021

 

O Sistema de Automação da Justiça (SAJ), Primeiro Grau (PG), realiza a verificação da validade do CPF/CNPJ no momento do cadastro. Porém, em versões anteriores esse procedimento não era obrigatório e, desta forma, podem existir processos antigos em que alguma parte esteja com o CPF/CNPJ inválido. E, ao tentar realizar qualquer tipo de alteração no cadastro, seja a inclusão de uma nova parte, exclusão ou alteração dos dados de uma parte já existente, o sistema verificará o CPF ou CNPJ. Havendo ocorrência de alguma parte com CPF ou CNPJ inválido/incorreto o sistema não permitirá concluir a ação desejada, informando que "O CPF está com o dígito verificador errado.", sendo necessário realizar a correção.

Acompanhe como identificar e corrigir o CPF/CNPJ da parte, no SAJ.

I -  Como identificar qual parte está com CPF/CNPJ inválido. 

1. Acesse o menu Cadastro e clique no submenu Partes e Representantes.

01_tela_inicial_SAJ.png

 

1.2 Na tela Cadastro de Partes e Representantes, ao tentar realizar qualquer tipo de alteração, seja a inclusão de uma nova parte, exclusão ou alteração dos dados de uma parte já existente, o sistema verificará o CPF ou CNPJ. Havendo ocorrência de alguma parte com CPF ou CNPJ inválido/incorreto o sistema não permitirá concluir a ação desejada, informando que "O CPF está com o dígito verificador errado.". Clique em OK.

02_CPF_com_codigo_verificador_errado.png

 

II - Como realizar a correção de uma parte com CPF/CNPJ inválido. 

2. Para realizar a correção, localize a parte que se encontra com o número de CPF a ser corrigido. Para isso, clique sobre cada parte do processo e verifique o CPF ou o código da parte apontado. 

03_correcao_cpf.png

 

2.1 Como segunda opção, você pode inserir uma nova parte de qualquer tipo e no campo “Nome da parte” insira o código de parte apresentado pelo sistema e pressione TAB no teclado para que seja apresentado na tela o nome da parte. 

04_nome_da_parte.png

Observação

Após identificar o nome da parte através do código da parte, poderá ser excluída não havendo necessidade de salvá-la. 

 

2.2 Dando continuidade, clique na barra de busca da tela de cadastro de partes localizada logo abaixo do número do processo (1) e digite o nome da parte que foi identificada na etapa anterior. Clique no botão de filtro para que o sistema retorne a(s) parte(s) que possuem o nome digitado (2). 

05_pesquisar_pela_parte.png

Após localizar a parte, o cartório poderá fazer a edição do CPF realizando a sua correção, ou a exclusão da parte, caso seja necessário.

 

Atenção

Cabe salientar que, caso se trate de um cadastro controlado, por exemplo, é necessário entrar em contato com o técnico junto a equipe de suporte (com o administrador do sistema)  informado os dados corretos a serem corrigidos, uma vez que não é possível os usuários dos cartórios realizar a edição de cadastros controlados. 

Para os novos cadastros o sistema não permite salvar se o CPF/CNPJ estiver inválido. 

 

Créditos - Equipe SAJ Tribunais
Autoria: Maria Caroline Barreto Miranda 
Revisão: Antonio Carlos Virissimo
Validação: Dario Nascimento de Souza
Adequação e revisão: Mônica Guarezi Rodrigues
Esse artigo foi útil?

Esta plataforma não é destinada à solicitação de suporte ou a informações sobre andamento de processos.
Solicitações de suporte devem ser encaminhadas à Softplan por meio dos canais oficiais.
Informações sobre andamento de processos devem ser encaminhadas a instituição ou responsáveis.