A ferramenta de editor de textos do sistema permite criar, emitir e incorporar aos autos diversos tipos de documentos. Para facilitar a visualização e execução das tarefas, ele é dividido em algumas áreas, acompanhe o detalhamento a seguir para conhecer melhor cada um dos recursos disponíveis no editor:
1. Para abrir o editor, é necessário acessar uma atividade no painel de tarefas que direcione para ele, como, por exemplo, Emitir documento, Editar expediente, Revisar documento e Notificación.
2. Com o editor aberto, no topo da tela estão três recursos importantes: nome do documento (1), salvamento automático e histórico de versões (2) e ferramentas de formatação (3).
(1) O nome informado é a identificação do documento depois de ser incorporado ao processo, a partir do qual será possível localizá-lo no expediente digital.
(2) O salvamento automático funciona, como diz o nome, de forma automática e garante que nenhuma alteração realizada no documento, enquanto ele estiver sendo editado, seja perdida. Já o histórico de versões possibilita recuperar versões anteriores à versão atual do arquivo.
(3) As ferramentas de formatação possibilitam realizar edições e inserções de diversos elementos ao documento, como alterar a cor, o tamanho e tipo de fonte, inserção de cabeçalhos e rodapés, entre vários outros.
3. À direita da página estão os botões Modelos (1), Notificar (2), Pendientes de firma (3), Propiedades (4) e Confidencial (5).
(1) O botão Modelos apresenta a lista de modelos disponíveis conforme as permissões de acesso do perfil do usuário.
(2) O botão Notificar apresenta a lista de partes que poderão ser notificadas no momento da emissão do documento.
(3) O botão Pendientes de firma lista o documento que está sendo elaborado e que está pendente de liberação.
(4) O botão Propiedades possibilita atrelar o lançamento de uma movimentação à emissão do documento.
(5) O botão Confidencial permite indicar se o documento em elaboração deve ter acesso restrito ou não.
4. Caso seja necessário, é possível excluir o documento em elaboração clicando na lixeira , localizada no canto inferior esquerdo. A exclusão do documento não elimina o modelo selecionado para a elaboração do documento.
5. A opção Datos del documento é utilizado para preencher campos de texto que não são automaticamente preenchidos pelo sistema.
As informações solicitadas são apresentadas em abas, Secretario, Acción, Audiencia e Partes, e serão disponibilizadas conforme necessidade do documento em elaboração, podendo ser necessário o preenchimento de todos os contextos. É possível também que não seja solicitado o preenchimento de nenhum campo nesta área.
6. A área de edição é a área em que o documento será efetivamente elaborado para ser, posteriormente, emitido e incorporado ao processo. Nesta área podem ser utilizados os recursos dos campos de textos, das ferramentas de formação, os dados do documento, entre outros.
7. O botão de assinatura e de emissão do documento pode variar conforme permissões do usuário logado e do modelo utilizado. É possível que apareçam opções como Assinar e liberar, Assinar, Assinar e enviar, Gerar atos, Enviar ao juiz ou Devolver.
Este material foi apenas um compilado dos recursos que o editor de textos disponibiliza ao usuário. Continue lendo nossos materiais, conhecer corretamente o funcionamento do editor em sua integralidade proporciona agilidade e autonomia.
Como elaboro um documento no editor de textos do SAJ?
Tipos de permissão vinculadas ao editor de textos do SAJ?
Como consulto os documentos pendentes de assinatura no editor de textos do SAJ?
Como utilizo as ferramentas de formatação do Editor de Textos do SAJ?
Como consulto o histórico de versões do editor de textos do SAJ?
Atalhos do editor de documentos do SAJ
Como insiro o complemento da movimentação no editor de textos no SAJ?
Como preencho as propriedades do documento no editor de textos do SAJ?
Autoria: Heloisa Kreutz do Nascimento
Adequação e revisão: Josiele Rozales Ramis