O Editor de Texto permite a emissão de diversos tipos de documentos e possibilita que eles fiquem vinculados aos processos com os quais você está trabalhando. Além disso, o Editor de Texto do SAJ PG6 possui algumas ferramentas de formação.
Acompanhe, a seguir, quais são as formatações disponíveis no editor de texto.
1. Ajuste e alinhamento de documento:
Tipos diferentes de documentos pedem alinhamentos diferentes. Você pode deixar todo o texto à esquerda, ao centro ou justificado. Além disso, você pode deixar um parágrafo para a esquerda ou para a direita, destacando do formato original do texto (item 1 da figura).
2. Ajuste o estilo do texto:
Todos os documentos podem ter estilos padronizados automáticos como: Título, parágrafo e citação. O estilo padrão é o parágrafo (item 1 da figura).
3. Ajuste no tamanho da fonte:
Para fazer alterações no tamanho da fonte do texto redigido, você terá que selecionar o trecho que deseja alterar e então selecionar o tamanho da fonte pretendida.
4. Formatação para dar ênfase ao texto que você quer usar:
Além de ajustar o tamanho da fonte, também é possível dar ênfase a determinadas palavras e frases do documento, conforme as seguintes possibilidades: Negrito, Itálico, Sublinhado, Tachado e Índice (item 1 da figura).
5. Defina espaçamento de linha do seu documento:
Para definir o espaçamento, basta clicar sobre o botão (item 1 da figura). Assim, todas as frases que você digitar após usar essa ferramenta terão o espaçamento escolhido. Caso você digite o texto e após queira alterar o espaçamento, basta selecionar o trecho do texto que deseja alterar e então escolher o espaçamento pretendido.
6. Adicione marcadores e números:
Para adicionar marcadores e números em seu documento, basta selecionar o texto que deseja enumerar ou marcar e clicar sobre os marcadores ou sobre a numeração. Ainda há como iniciar um texto com marcadores ou numeração, basta clicar nos ícones correspondentes e iniciar a redigir o texto.
6.1 Marcadores:
6.2 Numeração:
6.3 Tabelas:
Caso você queira incluir tabelas em seu documento, clique no ícone e selecione a opção Tabela. Através desse atalho será possível escolher a quantidade de colunas e linhas que você deseja incluir.
Além disso, após incluir a tabela, será possível incluir mais uma linha ou mais uma coluna, excluir linhas ou colunas, ou seja, conseguirá realizar a edição da tabela incluída, dependendo da sua necessidade.
Para excluir a tabela, basta selecioná-la e clicar em Excluir tabela:
Pronto! Agora você conhece todas as ferramentas de formação do Editor de Texto do SAJ PG6.
Autoria: Rafael de Oliveira Assunção
Validação: Luana de Quadros
Adequação: Josiele Rozales Ramis | Revisão: Mônica Guarezi Rodrigues