Publicação: 29/07/2020 | Atualização: 18/03/2021
Processos sigilosos possuem informações extremamente sensíveis e confidenciais. Por esta razão, eles somente estarão visíveis a quem for vinculado a um processo com esta característica ou a quem possuir a permissão habilitada para visualizar, consultar e abrir um processo com esta característica.
1. Após realizar uma consulta e localizar o card do processo cadastrado com sigilo absoluto, acesse a tela de edição dos dados clicando no menu do processo, opção Datos del proceso.
2. Clique no ícone para habilitar a edição do processo.
3. Localize o campo Tipo de confidencialidad e verifique se a confidencialidade absoluta já está selecionada. Caso contrário, clique sobre o campo e selecione a opção Confidencialidad absoluta.
4. Esta ação irá habilitar o campo Vincular usuários, que somente poderá utilizá-lo quem possuir a permissão de segurança configurada.
5. Para informar o nome do usuário que poderá consultar e visualizar este processo, basta digitá-lo no campo disponível. A medida que o nome vai sendo digitado, o sistema listará os nomes dos usuários do sistema para que você selecione a pessoa cujo vínculo deseja realizar.
6. Após selecionar o usuário desejado, clique em Agregar.
7. Neste momento, o usuário selecionado passar a compor a lista de usuários autorizados. Não há limite máximo, sendo possível autorizar quantas pessoas forem necessárias.
8. Para remover uma pessoa da lista de autorizados, basta clicar no ícone da lixeira e confirmar a remoção do usuário.
9. Ao sair da tela de cadastro de processos, não esqueça de salvar as alterações realizadas no processo, para que elas tenham validade.
10. O sistema exibirá uma mensagem de que a alteração foi realiada com sucesso. Perceba que ao salvar uma alteração para processo confidencial, o sistema inclui, automaticamente, uma tarja de confidencialidade ao processo (1). Esta tarja facilita a busca e ajuda na identificação do processo no painel de tarefas ou na tela de consulta.
Pronto! Processos com tipo de confidencialidade absoluta seguem as permissões do usuário lotado e somente serão exibidos no painel de tarefas de usuários com a permissão de segurança habilitada.
Autoria: Janayna Viese Moura | Validação: Felipe Flores da Silva
Adequação e revisão: Josiele Rozales Ramis