Como funcionam os grupos de peso no SAJ?

Versão: 21.2.0-0
Publicação: 12/02/2020 | Atualização: 15/07/2021

Grupo de peso é um mecanismo utilizado pela distribuição e redistribuição para agrupar informações de processo, vara e vaga com o objetivo de controlar de forma equitativa a quantidade de processos que um determinado magistrado recebe. 

Cada grupo de peso está vinculado a uma vara e a uma vaga. A vinculação do grupo de peso com a vara serve para controlar a quantidade de processos do grupo de peso em uma determinada vara; e a vinculação do grupo de peso com a vaga serve para controlar a quantidade de processos do grupo de peso em uma determinada vaga. Dessa maneira, a distribuição e a redistribuição utilizam os grupos de peso para manter a equitatividade de processos entre varas e vagas. 

Todo o controle de pesos é realizado automaticamente pelo sistema no momento da distribuição e redistribuição dos processos. 

Para cada processo recebido em uma determinada vara ou vaga é contabilizado 1 peso, e a soma de todos os processos recebidos na vara determina o peso no grupo da vara; e a soma de todos os processos recebidos na vaga determina o peso do grupo na vaga. 

O peso pode ser alterado em situações de redistribuição de um processo, resultando na retirada de 1 peso da vara e vaga em que o processo estava distribuído. 

Créditos - Equipe SAJ Tribunais
Autoria: Claudinei Martins da Silva
Adequação e revisão: Josiele Rozales Ramis

Esse artigo foi útil?

Esta plataforma não é destinada à solicitação de suporte ou a informações sobre andamento de processos.
Solicitações de suporte devem ser encaminhadas à Softplan por meio dos canais oficiais.
Informações sobre andamento de processos devem ser encaminhadas a instituição ou responsáveis.