Publicação: 21/01/2020 | Atualização: 24/03/2021
A consulta processual do Sistema de Automação da Justiça é utilizada para realização de pesquisas referentes aos dados dos processos cadastrados no sistema. Ela pode ser realizada por meio de diversos filtros, acompanhe a seguir:
1. Com o Painel de tarefas aberto, acesse o menu principal do sistema, no canto superior esquerdo, e clique na opção Consultar Procesos:
2. Na tela de consulta, clique na lupa
para que o sistema liste todos os processos da mesma lotação e de outras lotações do usuário logado, que deverá ter permissão para conseguir acessá-los e consultá-los.
3. Em cada card é possível verificar a fila em que o processo se encontra(1), a data da distribuição, a situação e a vara do processo, localizados na parte central(2) e, à direita, estão as informações sobre as partes, a classe, o assunto e o número do processo (3).
4. No topo da página está localizado o campo Buscar por el numero del proceso. Caso queira realizar a consulta de um processo específico, basta inserir o seu número, apertar Enter ou utililizar lupa e o sistema irá retorná-lo como resultado.
Não é necessário informar o número completo do processo para a busca, basta inserir uma parte do número de identificación e o sistema localizará todos os processos que contenham os algarismos informados.
5. Também é possível pesquisar por outros números que estejam registrados no processo.
6. Além disso, também é possível realizar uma busca avançada, a partir da qual estão disponíveis diversos filtros. Clique no ícone para abrir a janela com as opções disponíveis.
7. Como opções de filtro, o sistema apresenta Nombre de la parte, Documento de la parte, Complejo judicial, Órgano judicial, Competencia, Clase, Asunto, Situación del proceso, Reparto inicial y Reparto final. Lembre-se de que quanto mais filtros forem informados, mais assertivo será o resultado da consulta. Ao informar somente o nome da parte, por exemplo, o sistema retornará como resultado todos os processos que contenham o nome da parte informada.
8. Os campos Reparto inicial y Reparto final levam em conta a data de distribuição do processo, ou seja, o sistema retornará todos os processos cadastrados dentro do período informado.
9. Após preencher todos os campos necessários para a busca desejada, clique em Buscar.
10. Depois de realizar a consulta, o card do processo será apresentado na tela. Clique em Ver detalhes e será apresentada uma nova janela com o detalhamento das informações do processo.
11. Na parte central também é possível abrir o Expediente Digital do processo, para isso, basta clicar em Abrir Expediente.
Alguns processos possuem restrições de confidencialidade e não estão disponíveis para consulta.
12. Clicando no ícone é possível, ainda, se houver, visualizar os processos relacionados ao processo em questão.
A consulta pode ser realizada utilizando uma combinação entre os filtros. Além disso, os campos permitem que sejam selecionadas mais de uma opção e a visualização dos dados do processo dependerá das permissões concedidas ao usuário logado.
Autoria: Janayna Viese Moura y Felipe Flores | Validação: Laura Patricia Garcia Muñoz
Adequação e revisão: Josiele Rozales Ramis