Todo o processo requer pelo menos uma parte vinculada. Para realizar esta inclusão é disponibilizado um formulário permitindo a inclusão de diversas informações referente à parte. Também é possível realizar a inclusão de uma parte/representante/testemunha já existente, ou seja, uma pessoa já cadastrada anteriormente no sistema; ou, ainda, realizar a inclusão cadastrando uma nova pessoa, que é o cadastro manual das partes.
Para facilitar o entendimento de como realizar a inclusão, acompanhe o detalhamento a seguir:
1. Com o Painel de Tarefas aberto, acesse o botão Nuevo proceso e realize o cadastro inicial do processo. Também é possível realizar o cadastro das partes na edição de um processo já cadastrado no sistema, para isso, no card do processo, acesse o menu e clique na opção Datos del processo.
2. Neste artigo, reproduziremos o passo a passo a partir de um novo processo. Depois de realizar o preenchimento dos dados do processo, clique no botão Agregar para adicionar uma Parte activa (1), uma Parte pasiva (2) ou Otras participaciones (3).
3. É possível inserir as informações da parte de três formas distintas:
- Busca pelo número do documento (1): informe o número do documento principal (Cédula de cidadania para persona natural ou NIT para persona jurídica) de uma pessoa já cadastrada no sistema. Ao remover o cursor do campo do documento, as informações cadastradas para a pessoa são carregadas no sistema.
- Busca pelo nome (2): informe o nome da pessoa (completo ou parcial) e aguarde. O sistema apresenta uma lista de pessoas com nome foneticamente semelhante ao nome informado. Selecione uma das pessoas listadas. As informações cadastradas para a pessoa são carregadas no sistema.
- Cadastro de uma nova pessoa: informe os dados da parte nos campos manualmente.
4. Para incluir outras informações sobre a parte, endereço e telefone, clique em Dados Complementares.
5. Após inserir as informações da parte, clique em Confirmar.
6. Para incluir um Representante (1), clique em Agregar na linha referente ao representante, insira as informações do advogado e confirme. Para incluir uma Testemunha (2) para a parte, clique em Agregar na linha referente a testemunha, insira as informações e confirme.
7. Após incluir as partes, representantes, testemunhas desejadas, clique no botão Guardar.
8. Caso queira editar o cadastro de uma parte já confirmada, basta clicar no ícone do lápis e alterar as informações desejadas. Para excluir o cadastro de uma parte, clique no ícone da lixeira
e confirme a exclusão.
Pronto! Agora você já sabe como incluir, alterar e excluir partes, representantes e testemunhas de um processo.
Autoria: Lídia Graziela de Sousa Porto | Validação: Keli Cristina Manini
Adequação e revisão: Josiele Rozales Ramis