Atualizado em: 18/12/2019
Atenção: conteúdo destinado ao suporte técnico.
No protocolo eletrônico feito entre o SAJ Procuradorias e o SAJ Tribunais, existem tipos de documentos digitais que devem ser cadastrados nos dois sistemas para que, o mesmo documento tenha a mesma denominação, tanto na Procuradoria quanto no Tribunal. Para chegar ao código que define qual o tipo de documento digital que determinada categoria possui é necessário verificar algumas informações no SAJ ADM.
Compreenda através deste artigo quais são essas informações e onde devem ser verificadas cada uma delas.
1. No SAJ ADM, clique no menu Apoio, sub menu Cadastros e localize a opção Categorias. Após isso, clique em Categorias de Documentos.
2. A tela de Cadastro de Categorias de Documentos será aberta. Nela, na aba Tabela (1), selecione a categoria (2) de documento para qual deseja saber o tipo de documento digital está relacionado a ela.
Também é possível consultar a categoria de documento pelo código ou pelo nome, para isso, utilize o filtro (1) de consultas no canto superior direito da tela, que liberará um campo (2) onde é possível digitar a categoria as informações desejadas.
3. Após selecionar a categoria desejada, clique na aba Formulário (1). Após isso, clique em Movimentações, para então consultar o tipo de documento digital está relacionado a categoria buscada.
4. Com a informação de qual categoria (1) se relaciona a qual tipo de movimentação (2) em mãos, registre-a em algum local para utilizar na sequencia, e clique em Fechar (3).
Se a mesma categoria de documento possuir mais de uma movimentação configurada, é necessário verificar em cada uma delas qual o tipo de documento digital vinculado, pois cada uma pode ter tipos de documentos digitais diversos e, nesse caso, o Procurador que finalizar o documento dessa categoria poderá selecionar qualquer uma das movimentações, fazendo com que sejam enviados tipos de documentos digitais distintos.
5. Identificado o código e nome da movimentação que será lançada na finalização do documento da categoria, é necessário buscar pela movimentação no SAJ ADM. Para isso, clique no menu Apoio, submenu Cadastros de Tipos e localize a opção Movimentações.
6. Na tela Cadastros de Tipos de Movimentações, aba Movimentações, selecione a movimentação vinculada à categoria de documento que deseja consultar o tipo de documento digital relacionado.
7. Clique na aba Formulário e localize o campo Tipo de documento digital. Nele pode-se visualizar o código e o nome do tipo de digital que se refere à todas as categorias de documentos que utilizam a movimentação em questão.
É necessário que a flag Digitaliza documento esteja marcada para que o Procurador consiga peticionar o documento que lançou a presente movimentação. Caso a flag esteja desmarcada o sistema não permitirá a realização do protocolo eletrônico.
Realizado o passo a passo descrito neste artigo, é possível configurar o tipo de documento digital seguindo o artigo Como configurar o tipo de documento digital quando a integração utilizada é SAJ?
Autoria: Karla Monalize
Adequação e revisão: Dariana Farias