Versão: 2.0.5-X | Atualizado em: 29/04/2021
A Pasta Digital é uma ferramenta onde encontram-se os documentos pertinentes ao processo. Todos os documentos que ela compõe, possuem fé pública já que, sua assinatura digital é obrigatória.
Os documentos são organizados por tipos de documentos, o que permite que determinadas páginas possuam sigilo externo, caso seja necessário. Além disso, a estruturação traz celeridade na análise realizada pelo magistrado e por todos os usuários em que nela atuam.
Agora vamos conhecer melhor as funcionalidades da Pasta Digital!
1. Para utilizar a Pasta Digital, acesse o menu Consulta, submenu Autos. Em algumas telas do sistema, é possível selecionar o processo e utilizar a tecla de atalho F12.
2. A pasta digital possui funcionalidades nas quais facilitam o manuseio dos autos. Vamos entender as funcionalidades dos botões disponíveis na Pasta Digital:
Expandir todos os itens.
Recolher todos os itens.
Assinar documento.
Tornar o documento sem efeito.
Visualizar os atos do documento.
Alterar tipo do documento.
3. Na aba Arquivo (localizado na parte superior lado esquerdo da tela, item 1 da figura), disponibiliza algumas funcionalidades, cada uma delas tem uma atividade ou consulta. A primeira delas e de verificar autenticidade do documento com a opção Propriedades do documento.
Veja exemplo da opção Propriedade do documento, na qual informa quem assinou, data, hora, movimentação, dados do certificado e complemento da movimentação:
Ainda em Propriedades do documento é possível, assinar documentos e tornar sem efeito.
4. Voltando na aba Arquivos, tem-se ainda as seguintes funcionalidades:
- Importação de Arquivos Multimídia, onde importa vídeos para acompanhar as peças processuais;
- Transferir processos entre magistrados, momento em que os autos serão enviados ao poder de outro juiz (ex. Que esteja respondendo pela vara);
- Devolver processo para o magistrado, momento em que se devolve um processo que foi transferido.
5. A aba Configurações (localizado na parte superior lado esquerdo da tela, item 1 da figura), apresenta atividades que padronizam os documentos, são elas:
- Ocultar/mostrar peças: essa atividade ao clicar, oculta as peças processuais mostrando apenas o número do processo, ao clicar novamente, apresenta as peças.
- Zoom: essa atividade aumenta ou diminui o tamanho da página.
- Gira a página no sentido horário e anti-horário (muito utilizada quando as páginas estiverem de cabeça para baixo).
- Opções: apresenta a tela do documento maximizada, para que seja visualizado somente o documento.
- Ocultar carimbo de assinatura: oculta o carimbo da assinatura digital.
- Exibir assinatura: exibe a assinatura digital no documento.
6. Na próxima aba a de Relatórios (localizado ao lado da aba configurações), você tem acesso ao histórico de impressões das peças.
As Anotações nas páginas do processo é outra funcionalidade da Pasta Digital.
- Os magistrados utilizam com frequência para identificar pontos mais importantes no processo para que seja citado em uma audiência ou até mesmo, para utilizar em algum dispositivo de decisões, sentenças e despachos.
Deseja saber como inserir anotações nas páginas do processo, acesse o artigo a seguir:
Como utilizo as anotações da Pasta Digital no SAJ Tribunais?
Lembre-se que a Pasta Digital é a Ferramenta que representa o Processo e por isso, nela encontraremos documentos digitalizados, os elaborados dentro do sistema e aqueles que os advogados enviam pelo Portal e-SAJ. O sistema respeitará o número das páginas quando forem liberados nos autos fazendo com que exista uma ordem cronológica. Importante destacar que somente o último documento da Pasta Digital pode se tornar sigiloso.
Conheça mais sobre a Pasta Digital acessando:
Como uso a funcionalidade de Anotações nos processos da Pasta Digital do SAJ Tribunais?
Autoria: Jacqueline Aparecida da Silva
Validação: Maria Alziene Barbosa
Adequação e revisão: Mônica Guarezi Rodrigues