Atualizado em: 03/09/2021
Neste artigo você verá como confirmar ou alterar prazos de uma intimação ou citação recebida.
1. Em sua Agenda ou Fluxo de trabalho, selecione a pendência desejada (1) e, em seguida:
- clique na atividade Classificar Manifestação/Prazo (2), localizada na barra de atividades logo acima da lista de pendências (caso você utilize o Fluxo de trabalho);
- clique com o botão direito do mouse sobre a pendência, e no menu que se abrirá, clique sobre a atividade Classificar manifestação prazo (caso você utilize a Agenda).
Vale ressaltar o nome das filas (no Fluxo de Trabalho) e das atividades pode variar de uma procuradoria para a outra.
2. Neste momento o sistema exibirá a tela Classificar manifestação/prazo. Nela encontram-se todas as manifestações sugeridas e seus referidos prazos.
3. Observe que, para a manifestação Embargos à execução, o sistema sugere um prazo de 30 dias.
4. Neste exemplo, vamos altera-lo para 60. Para isso, clique na coluna Prazo (dias) e informe a quantidade de dias.
5. Na sequência, o sistema atualiza, automaticamente, o campo Vencimento (1), de acordo com a quantidade de dias informada no campo anterior.
6. Agora, considere que, além de ajustar o prazo, é necessário elaborar, por exemplo, um agravo regimenta para este processo. Para isso, primeiro confira se o sistema já não está sugerindo essa manifestação.
7. Se não houver essa sugestão na lista de manifestações do processo, clique no ícone + para inclui-la.
8. Neste momento o sistema habilitará a coluna Manifestação para que você possa inseri-la. Clique sobre o campo em branco.
9. Ao clicar no campo em branco, o sistema disponibiliza uma lupa para localização do tipo de manifestação. Clique sobre ela para exibir a lista de opções disponíveis.
10. Na tela Consulta de Categorias, localize a categoria desejada entre as opções disponíveis. Clique sobre ela (1) e, em seguida, na opção Selecionar (2) na parte inferior esquerda da tela.
Para facilitar a sua busca, digite no campo Descrição (3) o nome da categoria e o sistema exibirá os resultados de acordo com o termo digitado.
11. Depois de indicar a categoria da manifestação, é preciso definir o prazo para que o sistema possa controlá-lo. Para isso, clique no campo em branco da coluna Prazo (dias) e digite o número de dias. No exemplo, é sugerido um prazo de 20 dias.
12. Uma vez confirmados os prazos necessários e incluídas as manifestações adicionais, selecione as manifestações que serão confirmadas (1) clique em Confirmar (2), no canto inferior esquerdo da tela.
Pronto, os prazos e manifestações foram confirmados.
Caso utilize o fluxo de trabalho, perceba que, a partir deste momento, a pendência deixa de ser exibida na fila de prazos a confirmar e passa a ser exibida em uma das filas de atuação do procurador (de acordo com a classificação realizada).
Com essa funcionalidade você tem autonomia para gerir seus prazos, sendo possível alterá-los criar novos, e desconsiderar alguns já existentes. Aproveite-a para conferir à sua rotina a celeridade de que você tanto precisa!
Autoria: Luana Falcão Beskow
Validação: Carla Silva Santos
Adequação e revisão: Camila Letícia Inocente