Atualizado em: 10/12/2020
A contabilização de pesos unificados é habilitada através de parâmetro, e, uma vez que esteja configurada, permanece ativa para toda a procuradoria. Também existem várias telas no SAJ ADM que devem ser configuradas para que o peso unificado seja aplicado corretamente.
Confira, a seguir, como realizar a configuração do peso unificado:
1. Cadastrando o peso de cada complexidade:
No SAJ ADM, acesse o menu Apoio (1), submenu Cadastros (2) e selecione o cadastro que deseja configurar: Intimações, Manifestações e Processos (3).
1.1 Abrindo a janela de Cadastro de Complexidade e Intimações, clique em Inserir, botão representado pelo sinal de mais na lateral direita da tela (1) e digite os níveis de complexidade possíveis para as intimações e os seus respectivos pesos (2). Depois de finalizar, clique em Salvar (3).
Para fins ilustrativos, utilizamos como exemplo o cadastro de complexidade de intimações. Para cadastrar o peso da complexidade de Manifestações e de Processos, repita a operação indicada acima.
2. Definindo a complexidade das intimações:
Acesse o menu Apoio (1), clique no submenu Cadastros de Tipos (2) e selecione a opção Movimentações (3).
2.1 O sistema abre a janela Cadastro de Tipos de Movimentações, na qual estão listadas todas as movimentações que podem ocorrer em um processo, para cada uma é possível determinar uma complexidade. Clique na aba Formulário.
2.2 No campo Complexidade, clique na lupa (1) para exibir a janela Complexidade das intimações (2). Nela selecione a opção de complexidade desejada (3), e por fim, clique em Selecionar (4) para confirmar informação inserida. Repita esta operação para cada Movimentação desejada. Depois de finalizar a configuração da complexidade das intimações, de volta À tela de Cadastro de Tipos de Movimentações, clique em Salvar (5).
Se preferir, dê um clique do mouse sobre o campo e pressione o atalho F5 do seu teclado para abrir janela Complexidade das Intimações.
3. Informando a complexidade das manifestações:
Acesse o menu Apoio (1), clique no submenu Cadastros (2), clique na opção Categorias (3), Categorias de de Documentos (4).
3.1 O sistema exibirá a janela Cadastro de Categorias de Documentos, na qual estão listados todos os documentos cadastrados no sistema. Proceda da maneira relatada nos tópicos supracitados: acesse a aba Formulário (1), clique na lupa do campo Complexidade(2), selecione a complexidade da categoria de documento e, para finalizar, clique em Salvar (3).
4. Informando a complexidade de um processo:
É possível informar a complexidade de um processo de duas formas, uma pelo SAJ ADM e a outra pelo SAJ Procuradorias.
4.1 No SAJ ADM, será configurada a complexidade padrão dos processos. Acesse o menu Parâmetros (1) e selecione o submenu Configuração (2) para abrir a janela Configuração de Parâmetros.
4.1.1 Informe os campos Instalação e Sistema (1). Em seguida, informe o Código 8183 do Parâmetro (2) e insira a configuração do Valor (3). Depois de configurar o valor padrão da complexidade dos processos, não esqueça de Salvar (4).
4.2 Já pelo SAJ, a complexidade de um processo é informada através do cadastro do processo na tela Cadastro e Movimentações de Processos Judiciais. Para abri-la, acesse o menu Processos (1) e clique na opção Cadastro de Processos Judiciais (2).
4.2.1 Na janela Cadastro e Movimentação de Processos Judiciais, informe o número do processo nos campos Nosso Nº ou Outro Nº (1) e, na aba Informações (2), clique na lupa do campo Complexidade do processo para selecionar a complexidade (3). Após finalizar, não esqueça de Salvar (4) a alteração.
Por padrão, o SAJ sugere a complexidade configurada no SAJ ADM, conforme o passo 4.1.1 deste artigo.
São muitos passos, mas com todas as configurações corretas, o peso unificado passará a valer na procuradoria.
Para entender melhor como esta funcionalidade funciona, você pode ler o artigo Como funciona o peso unificado.
Autoria: Denise Santin Ebone
Validação: Erenice Oliveira de Lima
Adequação e revisão: Camila Letícia Inocente