Como configurar o acesso do usuário na nova forma de integração do BNMP 2.0 com o SAJ Tribunais?

Cliente: TJSP
Versão: 20.2.0-47 | Publicado em: 10/05/2021

 

O cadastro do SAJ x BNMP 2.0 tem como objetivo integrar o SAJ ao Portal do CNJ, por meio do sistema BNMP 2.0. Desta forma, o usuário terá acesso as informações e alterações do BNMP 2.0 no SAJ.

Acompanhe neste artigo sobre a utilização do Sistema BNMP 2.0 pela integração SAJ x CNJ.

1. Primeiramente é necessário acessar o Portal do CNJ para depois cadastrar o usuário no SAJ. O Acesso ao Portal do CNJ deve ser feito pelo link  sso.cnj.jus.br com login CPF e Senha.

1.1 Ao acessar o link do CNJ, pode acontecer do sistema solicitar o certificado, caso isso aconteça, clique em “Não”. O objetivo é entrar com login e senha e não usar o certificado nesse momento da configuração da integração SAJ x BNMP 2.0.

1.2 Não utilizar logins e senhas salvos no seu navegador (é possível observar pelo fundo azul claro nos campos que é uma informação previamente salva), digitar do início ao fim tanto o seu login CPF (sem traços e pontos) e a sua senha.

1.3 Caso não se recorde da senha, clique em “Esqueci a Senha”, se estiver cadastrado no Portal do CNJ, receberá um link pelo seu e-mail do TJSP para redefinir a senha. Se porventura não receber o e-mail, siga com o passo 1.4.

1.4 Encaminhe um e-mail solicitando uma nova senha pelo link  sso.cnj.jus.br. 

 

2. Após realizar o login no site sso.cnj.jus.br  com Usuário (CPF, sem pontos e traços) e a senha, irá mostrar os sistemas SCA e BNMP 2.0, você poderá iniciar a configuração de login pelo SAJ.

03_CNJ.png

 

3. Acesse o menu Criminal, submenu BNMP 2.0 e clique na opção Cadastro de Usuários no BNMP....

01_tela_inicial_SAJ.png

 

4. Insira todas as informações do usuário, conforme você informou no Portal do CNJ, no site sso.cnj.jus.br.

4.1 Note que o seu usuário do SAJ já vem automaticamente no campo “Usuário”, mas caso não venha preenchido você pode preencher com a sua matrícula.

4.2 Nos campos login e senha, você deve preencher exatamente como preencheu no site do portal CNJ.

4.3 O campo “Foro” corresponde ao Foro que você atua no BNMP 2.0.

4.4 No campo “Vara” escolha a unidade que você mais atua com o BNMP 2.0, lembrando que você deve marcar uma unidade que não esteja marcada como “Fora de Uso” (a opção Fora de Uso deve estar desmarcada), para que a comunicação não seja impedida de acontecer. 

Dica

Você pode filtrar o nome da sua unidade pelo ícone mceclip0.png(Filtro) para localizar o registro que não esteja “Fora de uso”.

 

4.5 Após o preenchimento do cadastro clique no botão “Salvar”.

04_preenchimento_cadastro_SAJ.png

 

5. Após preencher os campos do cadastro, faça um teste de comunicação pelo menu Criminal, submenu BNMP 2.0 e clique na opção Teste de Comunicação..., caso necessário reinicie o sistema SAJ saindo e entrando novamente, para ter certeza de que não há informações em cache e, desta forma, não comprometerá a comunicação.

5.1 Para que a comunicação SAJ x BNMP 2.0 esteja OK, o status das quatro operações deve estar na cor verde. Caso esteja diferente revise os passos.

05_teste_comunicacao_SAJ_BNMP.png

Pronto! Você viu como configurar o acesso do usuário na nova forma de integração do BNMP 2.0 com o SAJ.

 

Créditos - Equipe SAJ Tribunais
Autoria: Matheus Andrade de Menezes
Adequação e revisão: Mônica Guarezi Rodrigues
Esse artigo foi útil?

Esta plataforma não é destinada à solicitação de suporte ou a informações sobre andamento de processos.
Solicitações de suporte devem ser encaminhadas à Softplan por meio dos canais oficiais.
Informações sobre andamento de processos devem ser encaminhadas a instituição ou responsáveis.