Como resolver a mensagem “Houve um erro durante o carregamento do sistema. CdSistema é inválido. Esperado um número inteiro. Valor informado…” ao tentar iniciar o SAJ MP?

Clientes: MPAC| MPAL| MPAM| MPMS| MPCE| MPSC
Versão: 5 | Atualizado em: 0/0/2021

Esporadicamente, o usuário, ao tentar acessar o SAJ MP, pode se deparar com a mensagem “Houve um erro durante o carregamento do sistema. CdSistema é inválido. Esperado um número inteiro. Valor informado...”. Esse tipo de mensagem aparece quando as informações que estão dentro do arquivo chamado spcfg são apagadas, geralmente pelo antivírus da máquina ou até mesmo algum vírus. Felizmente, existe uma forma simples e prática para solucionar esse tipo de problema.

Acompanhe a seguir. 

 

1. Clique com o botão direito do mouse sobre o ícone SAJ MP e, no menu que abre, escolha a opção Abrir local do arquivo. 

blobid0.jpg

2. Na pasta do SAJ MP, localize o arquivo spcfg (1), clique com o botão direito do mouse sobre ele e, no menu que abre, na opção Abrir (2). 

blobid1.jpg

3. Possivelmente, o arquivo spcfg estará em branco. 

blobid2.jpg

4. Depois de verificar se o arquivo spcfg está em branco, copie e cole nele as informações necessárias, descritas a seguir. 

[Servidor] 
nomeServidor=sigServidor.fsigServidorDM 
GUIDServidor={23CD81EE-A8B4-4EB6-AAAF-FA2C45133512} 
nomeComputador=Levada 
EnderecoIP=192.168.253.72 
TipoConexao=Socket 
EnderecoURL=https://sig1.websaj.mpal.mp.br/scripts/httpssrvr.dll 
Porta=221 
 
[spUpdate] 
TipoServidor=REMOTO
CdSistema=51 
PodeAtualizar=S
LocalUpdate=1 

[CLIENTE] 
MostraDesabilitado=N 
UltimoNumero=082018001183955/ 

[GERAL]
LogoCliente=LogoClienteLogin.jpg 
SIGLACLIENTE=MP/AL 
NOMECLIENTE=Ministério Público do Alagoas 
LOGOCLIENTE=logomp.jpg 
LOGOPROJETO=LogoPROJETO.jpg 

[RPC]
ControlarReconexao=1 
ConsultarDispIDLocal=1 

[Log] 
GravarLogAssinatura=0 
[SCANNER] 
Duplex=N 

blobid3.jpg

Dica

É sempre importante ter essas informações do arquivo spcfg salvas em seu e-mail ou solicitar à equipe de suporte, caso aconteça esse tipo de situação. 

Após realizar esse procedimento, acesse o sistema novamente. 

Créditos - Equipe SAJ Ministérios Públicos
Autoria:
Tayná Cunha  
Validação:
 Giovany Itamaro
Adequação e revisão: Dariana Farias
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