Como configurar o mapa de pesos no SAJ Procuradorias?

Versão do sistema: 5.4.0-7
Publicado em: 11/03/2021  


Para a realizar a distribuição automática de processos, o sistema adota o critério de pesos. O peso é uma unidade de medida que representa as demandas atribuídas a cada procurador e, como indicador, tem por objetivo equilibrar quantitativa e qualitativamente o volume de demandas distribuídas entre os procuradores, sejam elas pendências ou processos.

Assim, no momento de uma distribuição automática, o sistema considera os pesos atribuídos a cada procurador, e aquele que tiver menor peso associado, será o candidato mais propício a receber um novo processo.

O sistema também adota o critério de peso aplicado a cada procurador dentro de cada grupo de distribuição, considerando impedimentos e especialidades. Assim, quando todos estiverem dentro do mesmo critério de atendimento, o sistema aplicará uma faixa de números a cada procurador e, para distribuir o processo, definirá aleatoriamente um número, e o procurador que possuir o número definido em sua faixa de numeração, será o responsável pelo processo.

Sempre que houver um procurador, dentro dos critérios, com peso superior aos demais, o mesmo será desconsiderado da possibilidade de recebimento de processos até que todos os procuradores do grupo de distribuição estejam com o peso equilibrado.

Veja neste artigo, como funcionam as configurações do Mapa de pesos no SAJ Procuradorias.


1. Para visualizar os pesos atribuídos para cada procurador, acesse o menu Configurações e clique na opção Configurações para Distribuição Automática.

2. Na tela Configurações para Distribuição, indique a Chefia (1) e Procuradoria (2), e clique na aba Pesos (3).

Image_001.png


3. Selecione a Área (1) que deseja consultar (caso possua mais de uma área) clicando no sinal de mais para expandi-la e, assim, exibir os grupos de distribuição que dela fazem parte.

4. Em seguida, selecione o Grupo de Distribuição (2) desejado, também clicando no sinal de mais Será possível, então, visualizar os pesos atribuídos a cada procurador, por Área e Grupo de Distribuição respectivamente (3).

Image_002.png


5. Além do peso dos Processos (Distribuições definitivas), é possível consultar, também, o peso referente às Distribuições Provisórias (Intimações) e Audiências, selecionando a opção desejada no campo Pesos referentes a distribuição/redistribuição.

Image_003.png


6. Caso algum procurador tenha um peso muito inferior aos demais, sendo assim a opção mais provável para recebimento de novas demandas, mas, por algum motivo, não estiver disponível para mais uma carga de trabalho, é possível realizar um equilíbrio fictício a fim de diminuir ou zerar suas chances de recebimento de novos processos, pendências e audiências. Isso se dá por meio da opção Equilibrar o peso do procurador. Para realizar o equilíbrio, clique sobre o nome do procurador (1) que deve ter o peso ajustado, e em seguida clique em Equilibrar o peso do procurador (2).

Saiba mais

Image_007.png

Observação
  • O equilíbrio de peso será realizado para o procurador selecionado com base na média de peso de todos os procuradores que estiverem marcados na caixa de seleção. Porém, convém ressaltar que esta é uma opção a ser utilizada com parcimônia, visto que ela altera a configuração de distribuição de demandas e pode incorrer em uma futura distribuição desigual.

  • Uma vez realizado o Equilíbrio de pesos do procurador, não será possível desfazer as alterações realizadas no mapa de Pesos.


7. Você também poderá visualizar o relatório do Mapa de Pesos clicando na opção Mapas de Distribuição/Redistribuição (1). Ao clicar, a janela Demonstrativo de Pesos por Procurador será exibida. Nela, marque se o demonstrativo de pesos será referente a distribuições/redistribuições Definitivas (Processos) ou Provisórias (Intimações) ou Audiências (2).

Image_004.png


8. I
nforme, também, a Chefia, a Procuradoria e a Área (1). Caso deseje, informe, ainda, o Grupo de Distribuição e Procurador (2) (caso não informe, serão exibidos todos os grupos de distribuição e procuradores relacionados aos filtros de chefia, procuradoria e área aplicados).

9. Selecione o Período (3) da consulta, e em seguida, clique em Consultar (4) para exibir os resultados.

Image_005.png


10. O resultado será exibido na tela Relatório demonstrativo de pesos por procurador, com os nomes dos Procuradores agrupados pelos Grupos de Distribuição.

Você poderá conferir o significado de cada coluna do relatório de pesos na legenda disponibilizada parte inferior da tela.

Image_006.png

Dica

Para saber mais sobre o relatório do Demonstrativo de Pesos por procurador veja o artigo Como extrair o relatório demonstrativo de pesos por procurador no SAJ Procuradorias?


Essa atividade da consulta e equilíbrio de pesos está disponível apenas ao perfil de procurador-chefe, que tem como uma de suas funções analisar a carga de trabalho de cada procurador e realizar ajustes caso necessário.

Créditos - Equipe SAJ Procuradorias
Autoria: Erenice Oliveira de Lima
Validação: Cristiano da Costa Alves Filho
Adequação e revisão: Camila Letícia Inocente
Esse artigo foi útil?

Esta plataforma não é destinada à solicitação de suporte ou a informações sobre andamento de processos.
Solicitações de suporte devem ser encaminhadas à Softplan por meio dos canais oficiais.
Informações sobre andamento de processos devem ser encaminhadas a instituição ou responsáveis.