A assinatura digital é um recurso com efeito legal que facilita e agiliza significativamente o trâmite processual. No sistema, é possível realizar assinaturas digitais por meio do editor de textos e do expediente digital.
O expediente digital ainda conta com outras duas possibilidades: assinar documentos aguardando liberação ao processo e documentos já incorporados.
Neste material, vamos apresentar como assinar digitalmente um documento já incorporado ao processo, acompanhe:
1. Abra o Expediente digital do processo.
2. Para assinar um documento já incorporado, é necessário visualizar as propriedades do processo por meio do ícone . Para visualizá-lo, posicione o cursor do mouse sobre o documento que deve ser assinado, ao fazer isso, a descrição do ícone se tornará visível.
3. Clique no ícone indicado para abrir uma janela suspensa e visualizar as informações disponíveis nas propriedades do documento.
4. Para realizar uma assinatura, clique no botão Firmar documento. Será aberta uma nova janela de mesmo nome, Firmar documentos, para que o certificado digital seja selecionado.
Como a assinatura é realizada por meio de um certificado digital, expedido por uma entidade certificadora, no momento de assinar digitalmente um documento, o sistema sempre solicitará o certificado digital.
5. Com o certificado informado no campo Seleccine el certificado digital (1), clique no botão Firmar (2).
6. A partir deste momento, o sistema começa a proceder com todos os dados necessários para a assinatura, e conclui a operação emitindo uma mensagem de confirmação: Firma concluída. 1 documento(s) firmado(s) con éxito.
Pronto! Com a assinatura devidamente realizada, ao abrir novamente as propriedades do documento, será possível ver que as informações do novo registro de assinatura, constando quem e quanto já deverão estar atualizadas.
Autoria: Diego Salomão
Adequação e revisão: Josiele Rozales Ramis